
O projeto Turistea, desenvolvido pelo Centro de Acolhimento ao Autista – Teamarr, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), conquistou o 2º lugar no Prêmio Nacional do Turismo 2025, promovido pelo Ministério do Turismo, na categoria “Equidade, Diversidade e Inclusão no Turismo”. O resultado final foi anunciado na noite dessa quarta-feira, 3, em Brasília.
A notícia foi recebida com alegria e um sentimento de dever cumprido pelo presidente da ALERR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos). “O Teamarr, liderado pela deputada Angela Águida Portella [Progressistas], que comanda uma equipe de excelência, tem feito um trabalho excepcional e o resultado é o prêmio de nível nacional, competição entre várias iniciativas e nos destacamos”, celebrou.
Implantado pelo Programa de Atendimento Comunitário (PAC), responsável pelo Teamarr, o projeto Turistea foi criado com o intuito de capacitar profissionais do setor turístico com oficinas de primeiros socorros, gerenciamento de crises e atendimento a pessoas atípicas, bem como promover a crianças e adolescentes autistas uma experiência adaptada e acolhedora em visitas guiadas, estimulando a interação social, contato com a natureza e outros ambientes fora da rotina do indivíduo.

Conforme a presidente do PAC, deputada Angela Águida Portella, o prêmio é resultado do trabalho de profissionais que se dedicam ao desenvolvimento social das crianças e adolescentes do Teamarr.
“Orgulho, principalmente porque é um projeto voltado a autistas, famílias autistas com essa compreensão de preparar as pessoas, as empresas, guias, de transporte, rede hoteleira, para receber esse turista com necessidades com respeito e acolhimento. Essa premiação veio mostrar que essa luta vale a pena e precisamos continuar”, destacou a parlamentar.

O projeto Turistea já proporcionou aos beneficiários do Teamarr visitas a plantações, parque aquático e lago, banho de cachoeira, visita a pontos turísticos na capital a exemplo do Bosque dos Papagaios e Centro Histórico de Boa Vista. A iniciativa da ALERR concorreu com mais 24 atividades do mesmo segmento.
Coordenado pela psicopedagoga Jane Lira, o Turistea nasceu de uma necessidade e que se tornou símbolo de uma nova era para o segmento turístico de Roraima. “Estamos honradas em saber que Roraima é referência em turismo inclusivo. Nosso coração é cheio de gratidão e cheio de felicidade e ver que ganhamos, ficamos entre os três, pra gente é gratificante demais”, disse.
Concurso
O Prêmio Nacional do Turismo é promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com a Confederação Nacional do Transporte, com o intuito de valorizar iniciativas que contribuam para o turismo no Brasil.
O que é o Teamarr
O Centro de Acolhimento ao Autista – Teamarr é vinculado ao Programa de Atendimento Comunitário da Assembleia Legislativa de Roraima, presidido pela deputada Angela Águida Portella.
O espaço oferece atendimento pedagógico, psicológico, social e terapêutico, além de realizar ações de conscientização e integração entre escola, família e comunidade. Os serviços do Teamarr são gratuitos. O centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na avenida Santos Dumont, nº 1.193, bairro São Francisco.


