Roraima conquista primeiro lugar no Prêmio Nacional de Turismo 2025

Estado participou da fase final com três iniciativas selecionadas, resultado do fortalecimento das políticas públicas de turismo e da articulação com o trade local. – Fotos: Ministério do Turismo

Roraima alcançou um marco histórico ao conquistar o primeiro lugar no Prêmio Nacional de Turismo 2025, durante cerimônia realizada nesta quarta-feira, 3, em Brasília (DF). A premiação reconhece iniciativas que se destacaram ao longo do ano e reuniu entes públicos, empresas privadas e organizações do terceiro setor de todo o país.

O Estado participou da fase final com três iniciativas selecionadas, resultado do fortalecimento das políticas públicas de turismo e da articulação com o trade local. Ao todo, Roraima inscreveu dez propostas em diferentes categorias, contemplando ações da Secult (Secretaria de Cultura e Turismo) quanto de empresas e entidades do trade turístico.

A solenidade contou com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, além de autoridades roraimenses, como o secretário adjunto da Secult, Sandro Baré, o deputado federal Defensor Stélio Dener e a deputada estadual Ângela Águida Portella.

A Comunidade Indígena Kauwê, de Pacaraima, foi a vencedora na categoria Turismo de Base Comunitária, consolidando-se como referência nacional. Desde 2019, a comunidade desenvolve práticas de etnoturismo sob coordenação do Departamento de Turismo da Secult. Em agosto, a comunidade já havia sido premiada com o Prêmio Vitrine do Turismo Responsável.

A experiência turística inclui a Rota do Café Artesanal, trilhas ecológicas, gastronomia makuxi, saberes tradicionais, oficinas culturais e rituais como pinturas corporais com urucum, em uma vivência que une sustentabilidade, ancestralidade e interação direta com a natureza.

Outras iniciativas premiadas

O diretor do Departamento de Turismo, Bruno Muniz, conquistou o 2º lugar na categoria Profissionais: Governo/Técnicos, reconhecimento pelo trabalho desempenhado no fortalecimento das políticas públicas do setor. O projeto Turistea, desenvolvido pelo Centro de Acolhimento ao Autista da Assembleia Legislativa de Roraima, também foi reconhecido na categoria Equidade, Diversidade e Inclusão no Turismo.

Muniz destacou que Roraima inseriu importantes debates para incluir o etnoturismo na agenda do turismo nacional com projetos importantes.

“Fomos contemplados em três categorias. Saímos de duas indicações em 2023 para três agora em 2025, envolvendo mais parceiros e ampliando a excelência dos serviços. Agradecemos o apoio do governador, que não mede esforços para viabilizar os projetos e garantir sua continuidade para alcançarmos resultados tão positivos”, finalizou o diretor

Jacildo Bezerra

Veja também

Topo