
O dia 5 de dezembro é dedicado a reconhecer os serviços prestados pelos voluntários nos âmbitos internacional e estadual. Em Roraima, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) aprovou a Lei nº 1.492/2021, que estabelece políticas de valorização do voluntariado, bem como elenca direitos sociais garantidos a quem empenha parte do seu tempo para ajudar o próximo, seja pela causa humana ou animal.
“O voluntário faz um trabalho maravilhoso perante a sociedade, totalmente desprendido de vaidade. É aquele que tira um tempinho do seu dia para cuidar do próximo e dos animais, sem receber nada por isso. Nada mais justo do que criarmos um dia para homenageá-los e rendermos todo o nosso reconhecimento a quem pratica essa ação tão bonita”, destacou o autor da lei, presidente da ALERR, Soldado Sampaio (Republicanos).

Benefícios
Entre os benefícios garantidos por lei, destacam-se: pagamento de meia-entrada em salas de cinema, cineclubes, teatros, espetáculos musicais e circenses, eventos educativos, esportivos, de lazer e de entretenimento; isenção do pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos promovidos pela administração estadual e a utilização do CEV (Cadastro Estadual de Voluntários) como critério de desempate nesses mesmos certames.
Para tanto, o voluntário deve apresentar a Carteira de Identificação do Voluntário (CIV), com prazo de validade de um ano a partir da data de expedição. O documento é emitido pela Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), que fica localizada na avenida Mário Homem de Melo, 2310, Mecejana.

Voluntariado que transforma vidas
O trabalho voluntário entrou na vida de Áurea Cruz aos 13 anos de idade, quando ela começou a fazer catequese na igreja da sua comunidade. Em 2018, foi convidada pelo padre Revislande Araújo a se juntar aos voluntários da igreja Nossa Senhora da Consolata para integrar a associação “Mexendo a Panela”, que fornece refeições diárias a migrantes venezuelanos e a pessoas com dependência química.
Atualmente, ela coordena o projeto “Sumaúma: Nutrindo Vidas” da Rede Cáritas, em Boa Vista, voltado ao mesmo segmento da associação. Suspenso em 2025, devido ao corte de verbas do governo norte-americano, o projeto retomou parcialmente as suas atividades e se mantém por meio de doações e o financiamento da Catholic Relief Services, uma agência humanitária da comunidade católica dos Estados Unidos.
“Começamos com uma demanda pequena, em torno de 40 refeições, e chegamos até quase 4 mil por dia. Então, para mim, voluntariar é aprender mais do que ensinar. Aqui, quando a gente se propõe a servir, descobrimos que a dor do outro irá curar a nossa. Também não é coisa de gente santa e de quem quer ser bem visto, mas sim de quem quer mudar a si mesmo. É uma grande ferramenta de empatia perceber que podemos ser um agente transformador para alguém. Esse é o ensinamento de sermos voluntário”, avaliou.
Áurea ressaltou ainda a importância da adesão de mais voluntários, em qualquer área, e o impacto que atitudes, por menores que sejam, podem causar na vida de uma pessoa que é ajudada.
“Quero aproveitar e convidar você a ser um voluntário. Não precisa de uma instituição em especial, basta querer. Vamos colocar uma garrafa de água dentro do congelador e quando sairmos de casa, entregar para alguém que está em um sinal. Com isso, você estará fazendo uma ação e não gastou nada. São pequenos gestos que vão mudar a vida de alguém. Foi esse o ensinamento que Cristo nos deixou”, frisou.
Interessados em doar para o projeto podem fazer um pix para: [email protected]. A Cáritas também recebe doações internacionais através da conta bancária: 53377-7, agência: 452-9, IBAN: BR1600000000004520000533777C1.

Homem-Aranha leva esperança e alegria a hospitais
Embora recente, o trabalho voluntário que o personal Davi Campos realiza em hospitais pode ajudar na recuperação de pacientes. Ele faz visitas, principalmente em datas especiais, fantasiado de Homem-Aranha, de quem é grande admirador. Após receber uma fantasia do herói como presente de aniversário da esposa, realizou um ensaio fotográfico em uma praça, onde várias crianças se encantaram e pediram para tirar fotos com ele.
“Foi então que surgiu a ideia: ‘por que não fazer uma ação social fantasiado, em prol da felicidade do público?’. Daí, levei o projeto para frente”, contou.
Devido ao sucesso com a criançada, ele também foi convidado a fazer parte da associação “Mistura do Bem”, projeto social que arrecada alimentos, roupas, brinquedos e outros itens para serem doados.
“Fizemos uma ação no Dia das Crianças e faremos outra no Natal. Também vou ao Hospital da Criança e ao Hospital Geral [HGR], visitando não só os pequenos, mas todo mundo no geral. Estou aqui para colaborar”, afirmou.
Ele ressaltou que uma ação voluntária como essa contribui muito para o bem-estar de quem está doente, por exemplo. “Eu digo que a felicidade e o sorriso são os melhores remédios. Como cristão, toda vez na qual eu puder levar alegria para alguém, me disponibilizarei. Lembro que na primeira ação que fiz, tinha um garoto que estava na cadeira de rodas, bem triste e desanimado. Quando ele me viu, o seu dia melhorou 100%”, recordou.
Campos não esconde a satisfação que sente ao realizar esse trabalho. “O maior pagamento que a gente ganha é o sorriso das pessoas. Eu me sinto bem e com a sensação de dever cumprido. Como o próprio tio do Homem-Aranha fala: ‘Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades. Então, no final do dia, por mais cansado que eu esteja, vale a pena cada esforço. Ver a interação deles não tem dinheiro que pague isso”, finalizou.

Acompanhe as ações do Legislativo
Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.
Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.
Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.

