![](https://roraimaemfoco.com/wp-content/uploads/2025/02/academiaaberta67.jpg)
Melhorar a saúde, o condicionamento físico, ganhar energia e flexibilidade estão entre os benefícios da atividade física. E quando feita ao ar livre, os resultados são ainda mais positivos. Com isso em mente, um público animado retornou às aulas da Academia Aberta nesta segunda-feira, 10.
A iniciativa da Prefeitura de Boa Vista que incentiva hábitos saudáveis ocorre em 11 praças da cidade. “Este ano aumentamos o alcance do projeto. O polo do bairro Cruviana mudou para a Praça Cinturão Verde, conhecida como ”Praça do Tatu”. Quem quiser participar, basta comparecer ao local e procurar o educador físico responsável. Queremos que as pessoas vivam mais e melhor”, disse o prefeito Arthur Henrique.
![](https://roraimaemfoco.com/wp-content/uploads/2025/02/priscilalima1.jpg)
Energia contagiante
Os 11 polos recebem cerca de 800 participantes, entre 18 e 65 anos, que se jogam na ginástica aeróbica, localizada, step, dança e alongamento, sob a orientação de profissionais qualificados. As aulas acontecem das 19h30 às 20h30. Na Praça do Mirandinha, no bairro Caçari, a professora Priscila Lima não escondeu a empolgação com o retorno.
“A primeira aula foi incrível. O público superou as expectativas. A Academia Aberta voltou com tudo, muitas alunas novas e antigas também. Todo mundo gostou, foi aquela energia gostosa e essa é a pegada que queremos levar pelo ano todo”, comemorou.
Nely Leite, de 60 anos, encontrou na atividade física um grande aliado para sua saúde.
![](https://roraimaemfoco.com/wp-content/uploads/2025/02/nelyleite1.jpg)
“Com os exercícios, fortaleci minha musculatura. A professora orienta bem e as aulas são animadas. Além disso, treinar ao ar livre, em contato com a natureza, faz toda a diferença. Eu não gosto de academia fechada, então esse projeto é perfeito para mim”, contou.
A técnica em enfermagem Vilonez Alves Muniz, compartilha do mesmo entusiasmo, na Praça Fábio Marques Paracat, no bairro São Francisco. Ela participa das aulas da professora Hérika Santos há três anos e não quer parar. “Estava contando os dias para voltar do recesso. É maravilhoso, fazer isso é uma terapia”, afirmou.
Hipertensa e com histórico familiar de diabetes, Vilonez sabe que o exercício é um grande aliado na prevenção de doenças. “Me identifiquei muito com o método da Academia Aberta e não quero perder nenhuma aula”, destacou.
Qualidade de vida
A importância da Academia Aberta vai além do movimento. O médico da família Yohandri Isidoro Ortiz Hernandez, da UBS do bairro Buritis, destaca os inúmeros benefícios da prática regular de atividade física. “Ela melhora a circulação, fortalece o coração e ajuda no controle da hipertensão, diabetes e doenças vasculares. Além disso, auxilia na liberação de hormônios como a adrenalina, que contribuem para um sono tranquilo”, explicou.
Ele também reforça o impacto positivo na saúde mental. “Para pacientes com transtornos como depressão e ansiedade, a atividade física pode até substituir a medicação em alguns casos”, disse. A recomendação médica para idosos é praticar exercícios por 45 minutos a uma hora, três vezes por semana. Já quem tem mais resistência pode aumentar a frequência para cinco dias.
Veja os locais e horários das aulas:
Segunda, quarta e sexta – 19h30 às 20h30
· Praça Cabos e Soldados
· Praça do Cidade Satélite
· Vila Olímpica
· Praça do Mirandinha
· Praça Velia Coutinho
· Praça Mané Garrincha
Terças e Quintas – 19h30 às 20h30
· Praça Nova Cidade
· Praça Cinturão Verde (Tatu-Canastra)
· Parque do Rio Branco
· Praça Aderval da Rocha (Germano Sampaio)
· Praça Vila Jardim