Academia Aberta retorna com atividades físicas ao ar livre para a população

Projeto gratuito conquista cada vez mais adeptos e as aulas ocorrem em 11 polos de Boa Vista. – Fotos: Semuc | PMBV

Melhorar a saúde, o condicionamento físico, ganhar energia e flexibilidade estão entre os benefícios da atividade física. E quando feita ao ar livre, os resultados são ainda mais positivos. Com isso em mente, um público animado retornou às aulas da Academia Aberta nesta segunda-feira, 10.

A iniciativa da Prefeitura de Boa Vista que incentiva hábitos saudáveis ocorre em 11 praças da cidade. “Este ano aumentamos o alcance do projeto. O polo do bairro Cruviana mudou para a Praça Cinturão Verde, conhecida como ”Praça do Tatu”. Quem quiser participar, basta comparecer ao local e procurar o educador físico responsável. Queremos que as pessoas vivam mais e melhor”, disse o prefeito Arthur Henrique.

Professora Priscila Lima.

Energia contagiante

Os 11 polos recebem cerca de 800 participantes, entre 18 e 65 anos, que se jogam na ginástica aeróbica, localizada, step, dança e alongamento, sob a orientação de profissionais qualificados. As aulas acontecem das 19h30 às 20h30. Na Praça do Mirandinha, no bairro Caçari, a professora Priscila Lima não escondeu a empolgação com o retorno.

“A primeira aula foi incrível. O público superou as expectativas. A Academia Aberta voltou com tudo, muitas alunas novas e antigas também. Todo mundo gostou, foi aquela energia gostosa e essa é a pegada que queremos levar pelo ano todo”, comemorou.

Nely Leite, de 60 anos, encontrou na atividade física um grande aliado para sua saúde.

Nely Leite.

“Com os exercícios, fortaleci minha musculatura. A professora orienta bem e as aulas são animadas. Além disso, treinar ao ar livre, em contato com a natureza, faz toda a diferença. Eu não gosto de academia fechada, então esse projeto é perfeito para mim”, contou.

A técnica em enfermagem Vilonez Alves Muniz, compartilha do mesmo entusiasmo, na Praça Fábio Marques Paracat, no bairro São Francisco. Ela participa das aulas da professora Hérika Santos há três anos e não quer parar. “Estava contando os dias para voltar do recesso. É maravilhoso, fazer isso é uma terapia”, afirmou.

Hipertensa e com histórico familiar de diabetes, Vilonez sabe que o exercício é um grande aliado na prevenção de doenças. “Me identifiquei muito com o método da Academia Aberta e não quero perder nenhuma aula”, destacou.

Qualidade de vida

A importância da Academia Aberta vai além do movimento. O médico da família Yohandri Isidoro Ortiz Hernandez, da UBS do bairro Buritis, destaca os inúmeros benefícios da prática regular de atividade física. “Ela melhora a circulação, fortalece o coração e ajuda no controle da hipertensão, diabetes e doenças vasculares. Além disso, auxilia na liberação de hormônios como a adrenalina, que contribuem para um sono tranquilo”, explicou.

Ele também reforça o impacto positivo na saúde mental. “Para pacientes com transtornos como depressão e ansiedade, a atividade física pode até substituir a medicação em alguns casos”, disse. A recomendação médica para idosos é praticar exercícios por 45 minutos a uma hora, três vezes por semana. Já quem tem mais resistência pode aumentar a frequência para cinco dias.

Veja os locais e horários das aulas:

Segunda, quarta e sexta – 19h30 às 20h30

· Praça Cabos e Soldados

· Praça do Cidade Satélite

· Vila Olímpica

· Praça do Mirandinha

· Praça Velia Coutinho

· Praça Mané Garrincha

Terças e Quintas – 19h30 às 20h30

· Praça Nova Cidade

· Praça Cinturão Verde (Tatu-Canastra)

· Parque do Rio Branco

· Praça Aderval da Rocha (Germano Sampaio)

· Praça Vila Jardim

Ráyra Fernandes

Veja também

Topo