Agrobv: Feira da Agricultura Familiar apresentará seis cultivares de batata-doce, ensaio inédito em Roraima

O objetivo é identificar a produtividade e potencialidade de cada batata, para novos cultivos da agricultura familiar. – Fotos: Welika Matos

A Prefeitura investe em novos cenários produtivos para Boa Vista. Um deles é o primeiro ensaio de 6 variedades de Batata-Doce, que foram introduzidas no Centro de Difusão Tecnológica (CDT), região do Bom Intento. Essas cultivares fazem parte do experimento de adaptação às condições climáticas do estado, de forma irrigada com ajuda da tecnologia via energia solar.

A capital Boa Vista é pioneira nessa nova produção, mais um desafio que deu certo. Na região do P.A Nova Amazônia 1, está localizado o polo da Batata-doce que trouxe a indicação na edição do Prêmio Prefeito Empreendedor, categoria Marketing Territorial e Setores Econômicos. É a aposta na agricultura familiar, que tende a expandir com esses novos potenciais.

Agrobv

Cada variedade de batata tem sua finalidade, onde será demonstrado seu potencial durante as palestras para visitantes na maior feira de agronegócio de Roraima, a Agrobv 2022, que será realizada no período de 22 a 24 de julho.

Serão apresentadas novidades, em tecnologia como em novos ensaios de batata-doce. Entre essas variedades, 5 são provenientes de um viveiro de mudas credenciado nacionalmente no Rio Grande do Sul-RS. Apenas a cultivar Mineirinha, veio de São Paulo-SP.

“O objetivo é identificar o potencial produtivo de cada uma. Entre essas batatas-doces, existe a que tem uma aceitação do consumidor local pela riqueza nutricional em vitamina A, que é a BRS Amélia. Trabalhamos para aumentar os experimentos do Campo e ajudar a agricultura familiar a ter ainda mais variedades de produtos para vendas”, disse o engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), Fábio Guths.

Novos Ensaios:

Batata-Doce BRS Amélia: Casca com Coloração rosa claro, colheita em 120 dias, com o maior valor nutricional de vitamina A. Grande aceitação do consumidor local devido ao sabor e à cor da polpa (alaranjado intenso)

Batata-doce BRS Beauregard: Oferta de vitaminas e minerais, a cor da polpa é alaranjada e ajuda na dieta básica, 120 dias para colheita. Indicada para alimentação humana e animal.

Batata-doce BRS Cuia: A casca e polpa ficam entre a cor creme e amarelada, tendo a mesma tonalidade na polpa. Colheita em 120 dias, indicada para alimentação humana e animal.

Batata-doce BRS Gaita: Produtividade voltada para biocombustível, na coloração branca, cozida a sua polpa fica esverdeada.

Batata-doce BRS Rubissol: Com seu formato arredondado ela chama atenção por sua coloração vermelho-rubi. Com o sabor adocicado, rica em proteínas.

Batata-doce BRS Mineirinha: Colheita em 120 dias, coloração amarelada semelhante a batata lavada tradicional.

Karina Mota

 

Veja também

Topo