O Plenário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou, de forma simbólica, durante a sessão ordinária desta terça-feira, 27, o Projeto de Resolução Legislativa nº 11/2024, que dispõe sobre a criação, no âmbito da Casa Legislativa, do programa “Escuta Direcionada aos Adolescentes e Jovens”.
De autoria da Mesa Diretora, a proposição é fruto de uma indicação do deputado Lucas Souza (PL), presidente da Comissão de Juventude, Cultura e Turismo, e coautoria do presidente da ALE-RR, Soldado Sampaio (Republicanos), acerca de pesquisas feitas pela Casa sobre a necessidade de aproximar ainda mais o parlamento dos jovens.
“Temos, hoje, um Estado com a população mais jovem do país, com um percentual efetivo nas decisões do processo político eleitoral e, segundo pesquisas, a cada dia, eles estão mais ausentes e precisam se inteirar. Temos mantido o Parlamento Jovem Roraimense, que é importante, tem uma ampla discussão da área, mas, depois que os estudantes são eleitos, a atuação fica limitada a esta Casa. Nós precisamos estender esse diálogo com a nossa juventude”, ressaltou Sampaio.
Liderado por Souza, o programa visa fazer uma escuta e discutir política na linguagem apropriada aos jovens, para que possam ser envolvidos nas matérias relevantes e de interesse da sociedade roraimense.