ALERR aprova criação do Dia da Conscientização sobre a Fissura Labiopalatina

Matéria recebeu 16 votos favoráveis e será encaminhada ao Executivo para sanção. – Foto: Jader Souza

O Plenário da Assembleia Legislativa (ALERR) aprovou nesta terça-feira, 9, o Projeto de Lei (PL) nº 273 de 2021, que cria o Dia da Conscientização sobre a Fissura Labiopalatina em Roraima, a ser comemorado anualmente em 24 de junho.

A matéria, de autoria da deputada Lenir Rodrigues (Cidadania), recebeu 16 votos favoráveis e será encaminhada ao Executivo para sanção.

Também conhecida como lábio leporino, a fissura labiopalatina é uma malformação congênita que afeta a face do ser humano. Conforme o PL, na data serão promovidas atividades de conscientização para dar visibilidade à causa.

“Este projeto é uma forma de estarmos conscientizando as pessoas para diminuirmos o sofrimento de crianças, adolescentes e adultos. Para que possam ser respeitadas e não sofrerem bullying, por exemplo, nas escolas e âmbitos de trabalho”, justificou a deputada.

A aprovação do PL também foi defendida pelos deputados Gabriel Picanço (Republicanos) e Renan (Solidariedade) durante a sessão.

“Queria parabenizar a deputada Lenir pelo projeto. Eu tenho um exemplo em casa, a minha filha nasceu com esse problema. Eu fico muito feliz, como parlamentar, de poder contribuir para essa causa tão nobre”, disse Renan.

Ainda segundo o PL, as ações de conscientização serão desenvolvidas em parceria com secretarias, universidades, organizações não governamentais e conselhos representantes da enfermidade, “afetas ao tema, na busca do enfrentamento deste problema”.

Juliana Dama

 

 

Veja também

Topo