Alta demanda leva IFRR a criar curso técnico em Sistemas de Energia Renovável em Boa Vista

Com carga horária de 1.200h, o curso dura, em média, 1 ano e meio. – Fotos: Divulgação

A experiência dos últimos dois anos com os editais do Programa Energife dos cursos de formação inicial e continuada (FIC) de Eletricista de Sistemas de Energia Renovável levou o Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima a lançar o curso técnico subsequente (para quem já tem o ensino médio) em Sistemas de Energia Renovável.

Conforme a coordenadora-adjunta do Energife, Ângela Nayva da Silva Souza, no último edital do curso Fic do Energife foram mais de 800 inscritos para 50 vagas ofertadas. Assim, no primeiro semestre de 2023, o CBV lançou o processo seletivo do curso técnico. “A primeira turma iniciou no segundo semestre de 2023 e foi o segundo curso mais concorrido no processo seletivo”, assegurou Ângela. O primeiro foi o de Técnico em Enfermagem.

Alguns dos alunos do subsequente são oriundos do curso Fic. A coordenadora do novo curso técnico subsequente em Sistemas de Energias Renováveis, Ângela Nogueira, destaca que a proposta do curso é contribuir com a formação de profissionais, atendendo anseios da comunidade e do setor produtivo local, bem como, as necessidades do mundo globalizado

Segundo Ângela Nogueira, a formação também atende a necessidade da problemática vivenciada em Roraima quanto à sustentabilidade energética, situação que se agrava em regiões mais afastadas da capital Boa Vista. “Além disso, há a preocupação com a sustentabilidade, que aqui não está apenas no aspecto econômico, mas, principalmente como sustentabilidade social e ambiental”, afirmou.

Curso

O curso técnico na modalidade subsequente em Sistemas de Energia Renovável está em consonância com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Mec, e visa habilitar profissionais com competências em planejamento, execução e manutenção em elementos de Sistemas de Energia Renovável. Com carga horária de 1.200h, o curso dura, em média, 1 ano e meio.

Tem como campo de atuação: 1-) empresas de instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas baseados em energia renovável, de pesquisa e projetos na área de sistemas de energia renovável; e 2-) concessionárias e prestadores de serviços na área de geração, transmissão, distribuição de energia elétrica.

O técnico em Sistemas de Energia Renovável será habilitado para:

– Planejar, controlar e executar projetos de instalação, operação, montagem e manutenção de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica de fontes renováveis.

– Coordenar atividades de utilização e conservação de energia e fontes alternativas (energia eólica, solar e hidráulica).

– Seguir especificações técnicas e de segurança na montagem de projetos de viabilidade de geração de energia elétrica proveniente de fonte eólica, solar e hidráulica em substituição às convencionais.

– Desenvolver novas formas produtivas para a geração de energias renováveis e eficiência energética, bem como adotar medidas para o uso eficiente de energia elétrica.

– Identificar e propor soluções para problemas de gestão energética, para questões decorrentes da geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

Rebeca Lopes

 

Veja também

Topo