Aprovada PEC que trata da convocação de secretários para prestar esclarecimentos à ALE-RR

Também foi aprovada, em primeiro turno, a PEC que prevê políticas públicas de proteção à criança e ao adolescente em Roraima. – Fotos: SupCom ALE-RR

Deputados estaduais aprovaram, em primeiro turno, durante sessão desta quinta-feira, 21, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 06/2025, que trata do trabalho das Comissões Temporárias e Permanentes da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR).

Aprovado por 20 votos, o texto mantém a convocação de secretários e dirigentes de órgãos vinculados ao Governo de Roraima, por parte das comissões do Poder Legislativo. Tanto as comissões permanentes quanto as temporárias, como a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), podem convocar secretários de estado, testemunhas e investigados para prestar esclarecimentos pessoalmente sobre determinado assunto.

A nova redação também mantém a imputação de crime de responsabilidade, caso os secretários ou representantes das instituições não atendam à convocação. A PEC, de autoria do presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), retira o prazo de 15 dias para que isso ocorra.

Presidente da Casa, Soldado Sampaio, propôs mudança na Constituição.

“A alteração proposta visa adequar o dispositivo frente ao artigo 50, da Constituição Federal, que dispõe acerca das convocações dos ministros de Estado e demais titulares subordinados à Presidência da República, bem como aos recentes julgados do Supremo Tribunal Federal, que declararam inconstitucional o uso da expressão ‘dirigentes de entidade, empresas públicas estaduais e assemelhados’ contidas nas Constituições dos estados do Pará e Acre”, justificou Sampaio.

Proteção à criança e ao adolescente

Também foi votada a PEC nº 07/2025, de autoria da deputada Catarina Guerra (União) e outros parlamentares, que inclui na Constituição Estadual a necessidade de promover políticas públicas de proteção à infância e à juventude, com foco no enfrentamento da violência sexual, exploração, tráfico de pessoas e garantia dos direitos previstos no Estatuto da Criança e ao Adolescente (ECA).

“Quero agradecer aos colegas deputados por abraçarem essa PEC. Ela foi apresentada para que possamos garantir políticas públicas para o cuidado e a garantia de crianças e adolescentes. Criamos uma comissão especial na Casa para tratar no assunto, para evitar crimes bárbaros, como o estupro, que colocam o estado num percentual extremamente negativo”, defendeu Catarina.

O deputado Soldado Sampaio parabenizou a parlamentar pela iniciativa e afirmou que “trazer para a constituição novas regras, fortalece a política pública de proteção às crianças e aos adolescentes, pois precisam ser protegidos profundamente por uma rede de apoio, formada pelo poder público e pela sociedade”.

Deputada Catarina Guerra também apresentou PEC de proteção infantojuvenil.

Acompanhe as ações do Legislativo

Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.

Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.

Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr

Josué Ferreira

Veja também

Topo