Audiência proposta pelo deputado Zé Haroldo debate desafios das Instituições de Longa Permanência para Idosos

Parlamento é o ambiente adequado para a discussão, possibilitando a identificação de medidas de aperfeiçoamento nas legislações, argumentou o deputado. – Foto: Ascom Parlamentar

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados debate, nesta quarta-feira, 15, os desafios das Instituições de Longa Permanência para Idosos (Ilpis). O debate foi sugerido pelo deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR).

Para o parlamentar é necessário aprofundar a discussão sobre uma política nacional de cuidado aos idosos e ampliação das estruturas e serviços de suporte.

“Sabe-se que, com o aumento da população idosa, as Ilpis se tornaram instituições de grande relevância. À medida em que a população envelhece e se depara com dificuldades comuns da idade há um alto índice de abandono pela família ou, ainda que, a família esteja presente, não consegue oferecer os cuidados básicos necessários”, destaca o parlamentar.

Dificuldades

Apesar da importância que esse tipo de instituição possui, o parlamentar destaca que elas enfrentam grandes dificuldades para a sustentação e manutenção da estrutura, como escassez de equipamentos e insumos, associado ao aumento exponencial da demanda.

“Não há dúvidas que o assunto precisa ser vastamente discutido e o Parlamento se mostra o ambiente adequado para a discussão, possibilitando a identificação de medidas de aperfeiçoamento nas legislações relacionadas à matéria e à identificação de possíveis programas”, afirma.

Entre os convidados confirmados, estão o vice-presidente do Conselho Nacional de Assistência Social, Edgilson Tavares de Araújo; o coordenador do Movimento Nacional de Assistência Social, Thiago Cabral; o vice-presidente do Conselho Nacional do Brasil da Sociedade São Vicente de Paulo, Antônio Fachini Júnior. O debate será realizado às 15 horas, no plenário 12.

 

Veja também

Topo