Bonfim: Governo inicia ação de regularização fundiária na área rural do município

Será entregue o título definitivo para centenas de pessoas das vilas Nova Esperança, São Francisco e Primavera. – Fotos: Fernando Oliveira

Alegria e gratidão marcaram o início dos trabalhos de regularização fundiária do Governo do Estado no município do Bonfim, ocorrida na manhã desta terça-feira, 30, na vila Nova Esperança. É que o governador entregou 24 títulos definitivos para produtores rurais do Bonfim equivalentes a quase 7.500 hectares.

Durante a solenidade, o governador Antonio Denarium destacou o trabalho realizado pela equipe de Governo para beneficiar e incentivar o desenvolvimento da agricultura familiar em todo o Estado.

“Estamos no município de Bonfim, onde nós estamos entregando o título definitivo para centenas de pessoas das vilas Nova Esperança, São Francisco e Primavera. Além de cadastro ambiental rural e cadastro de agricultor familiar, estamos entregando também 200 redes de dormir com mosquiteiro, para aquelas pessoas que mais precisam”, pontuou o governador.

Um dos beneficiados foi o produtor Romer Spies, da região da vila São Francisco. Ele demonstrou gratidão ao receber o documento, que garante segurança e tranquilidade para investir da produção.

“É com muita satisfação que eu recebo esse título hoje. Agradeço ao Iteraima pela prestação do serviço de regulação fundiária e o Governo do Estado também por dar muita ênfase a nós, produtores rurais, que a partir de agora a gente tem uma garantia muito sólida para poder investir na terra com mais segurança”, disse o produtor.

Outro beneficiário foi Hamilton da Silva, da região do Tucano, que aguardava há quase uma década para receber o título definitivo.

“Eu estou lá há oito anos esperando por esse documento. A gente trabalha nessa área há oito anos sem nenhuma segurança jurídica. A gente tem produção de milho, abóbora, melancia, batata doce e outras culturas. E, hoje, eu quero agradecer ao governador por estar nos presenteando com documento da nossa terra e nos dando segurança jurídica”, afirmou.

A presidente do Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), Dilma Costa, destacou que esse trabalho tem o objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços de regularização fundiária.

“É mais uma ação do Governo de Roraima, esse governo que não para de trabalhar, e a agricultura familiar é o seu grande foco. 85% dos títulos expedidos no Estado de Roraima são para a agricultura familiar. Então, hoje, nós estamos aqui com essa ação, vamos ficar até o dia 14, aqui na Vila Nova Esperança. No dia 15, até o final do mês, iremos para a Vila São Francisco, porque fica um pouco mais distante. É o projeto, Aqui Tem Dono, vindo até o cidadão. Então, nós estamos aqui para garantir a todos aqueles que precisam regularizar seu imóvel”, disse.

Rosiane Menezes

 

Veja também

Topo