
Na sessão de quarta-feira, 14, o vereador Bruno Perez (MDB) criticou o Governo Federal pela falta de assistência na saúde pública do município de Boa Vista. O parlamentar citou que o Hospital da Criança Santo Antônio recebe uma alta demanda de pacientes em qualquer período do ano, mas em especial no período chuvoso.
Bruno já vem questionando o Governo Federal sobre a ausência de iniciativas para minimizar os impactos da imigração e assistência aos povos indígenas, e endureceu o discurso durante uso da palavra no grande expediente.
“Vocês já viram algum outro parlamentar cobrando investimento aqui no Hospital da Criança? O Governo Federal não tá nem aí, o indígena não tem assistência e o imigrante está na rua. O problema vai muito além de contratação de profissionais da saúde, porque o Hospital da Criança vai lotar a medida que também aumentar o atendimento, é fato”, pontuou.
O vereador tem feito levantamento junto à Secretaria Municipal de Saúde e se surpreendeu com os números.
Em Boa Vista foram feitos 337.319 procedimentos ambulatoriais e 54.277 procedimentos odontológicos em 2024.
“Mas não é só isso, foram mais de 500 mil atendimentos somente na atenção básica, sem contar com o Hospital da Criança. Não tem como essa conta fechar, e infelizmente a população culpa a quem não deveria e não cobra quem tem responsabilidade”, finalizou Bruno.
O vereador se refere ao fato de que foram 549.841 atendimentos em todo o ano passado na rede pública de saúde, sendo 158.245 consultas e acolhimentos e 391.596 procedimentos.