CAM fornece suporte e orientação jurídica para criação do estatuto e da primeira associação de guias de turismo de Roraima

Reunião que definirá formação da primeira associação da classe ocorreu nesta segunda-feira. – Fotos: Eduardo Andrade | SupCom/ALE-RR

O Centro de Apoio aos Municípios (CAM) da ALE-RR sediou, nesta segunda-feira, 28, a reunião que definirá a formação da diretoria da primeira associação de guias turísticos do Estado. Além do espaço físico, a instituição forneceu suporte estrutural e orientação jurídica para a criação do estatuto da organização da classe.

Para Ana Karla Vieira Bastos, guia de turismo, é de suma importância que haja mais leis acerca da profissão, para que o turista local ou de outras regiões se sintam seguros ao lado daquele profissional que o acompanha.

“Queremos lutar pelos nossos direitos, como entrar em pontos turísticos de forma gratuita, garantia de alimentação e valores de transporte mais acessíveis a todos. Ao regulamentarmos nossa classe, poderemos correr atrás de parcerias com empresários, concorrer a editais de patrocínios, entre outros, porém, por meio de representatividade”, argumentou a guia.

Ana Karla Vieira Bastos, guia de turismo.

Ana Karla agradeceu ainda a participação do CAM no processo de formação, tanto da associação quanto de seu estatuto.

“O CAM está sendo fundamental neste passo gigantesco que estamos promovendo na história do turismo de Roraima. Agradecemos muito a abertura de suas portas ao nos oferecer toda a estrutura possível, pessoal e contabilidade. Enfim, nossas expectativas são as melhores possíveis”, afirmou.

Movimento em expansão

Dados do Ministério do Turismo confirmam a tendência do aumento na área em Roraima. Em 2024, os destinos locais receberam mais de 16 mil turistas internacionais. O ano registrou um aumento de 97% em comparação com 2023, quando foram contabilizados quase 8.260 visitantes.

Thaylany dos Santos também é guia de turismo. Apesar de ser formada na área há pouco mais de quatro meses, atua no ramo há três anos, por meio de sua agência de turismo. Ela conta que as demandas do setor aumentaram, principalmente no pós-pandemia, e o fato se deve à contribuição dos profissionais.

“Nosso Estado está se consolidando no turismo de aventura e no de pesca. Esses segmentos pedem por profissionais especialistas nessas áreas. Através de capacitações, por meio da associação, poderemos orientar tanto o público externo quanto o doméstico. O encontro de hoje foi justamente para unirmos nossas forças e trazer mais representatividade para nossa profissão”, destacou.

Lucimeyre Barreto, diretora do CAM.

A diretora do CAM, Lucimeyre Barreto, ressaltou que a instituição fica satisfeita em contribuir para a formação dessa associação que beneficiará profissionais e público.

“A Assembleia Legislativa, pelo presidente Soldado Sampaio [Republicanos], e da presidente do CAM, deputada Aurelina Medeiros [Progressistas], abriu espaço para esse segmento. Estamos muito felizes em proporcionar nossa estrutura, pessoal e suporte jurídico para a primeira associação deles. Será um grande passo, pois hoje nossa assessoria irá assinar o estatuto e a ata de constituição da organização”, disse.

Onde procurar

O Centro de Apoio aos Municípios é um órgão vinculado à Superintendência de Programas Especiais, da Assembleia Legislativa, que assessora outros órgãos dos Poderes Executivo e Legislativo municipais, que necessitam de auxílio técnico e legislativo. A unidade realiza visitas técnicas, oferta cursos, seminários, capacitações e assessoria jurídica e contábil.

A sede do CAM está localizada em Boa Vista, na Rua Surumu, 1719, São Vicente, e funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e às sextas-feiras, das 8h às 13h30. Os gestores dos municípios ou outros órgãos podem entrar em contato pelo número (95) 98402-2618.

Suzanne Oliveira

Veja também

Topo