Caracaraí: Agricultora é resgatada pelo Corpo de Bombeiros na região do Barauana

Ana Maria Cunha Barreto, de 54 anos, tem sérios problemas de saúde e há aproximadamente 20 dias já não conseguia dormir direito, caminhar ou ficar parada na mesma posição por muito tempo em razão de uma inflamação na perna esquerda, que lhe causava fortes dores. – Fotos: Ascom/CBMRR

O CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) concluiu com êxito mais uma importante missão nesta sexta-feira, 29. Após quatro dias de planejamento e ajustes, a corporação realizou o salvamento da agricultora Ana Maria Cunha Barreto, de 54 anos.

Ana Maria anos tem sérios problemas de saúde e há aproximadamente 20 dias já não conseguia dormir direito, caminhar ou ficar parada na mesma posição por muito tempo em razão de uma inflamação na perna esquerda, que lhe causava fortes dores.

Na última segunda-feira, 25, o Corpo de Bombeiros foi comunicado sobre a situação da agricultora e repassou a informação para a 1ª Companhia de Bombeiros de Caracaraí para verificar a ocorrência em um sítio na Vicinal 24 do Barauana.

Em razão da distância, a equipe formada pelo capitão Raulino Neto, pelo aspirante a oficial Santos, o sargento Luiz Antônio e o soldado José Chaú, que preparou os equipamentos e às 5 horas da manhã da terça-feira, 26, foi até a localidade para verificar a situação.

Por volta das 7h30, a equipe chegou na entrada da Vicinal 24 da Vila Barauana, por onde seguiu por cerca de mais 2 km até um ponto onde não era possível trafegar adiante com o veículo.

Por mais de um quilômetro, a equipe do Corpo de Bombeiros fez o trajeto a pé até chegar em um sítio, onde encontrou com o caseiro, senhor Ronailson, que os informou de que o novo percurso até a casa de Ana Maria só seria possível a cavalo.

Logo, Ronailson emprestou dois cavalos para os bombeiros capitão Raulino Neto e sargento Luiz Antônio, que seguiram viagem guiados pelo filho do caseiro, Cauã, de 15 anos.

Os bombeiros percorreram mais 8 km a cavalo, passando por dentro de áreas alagadas, atoleiros e mata, até chegarem no Sítio Vale do Amanhecer, onde se encontrava a senhora Ana Maria acompanhada do marido, o agricultor Josias Andrade e de uma irmã.

Quando a equipe chegou ao local, Ana Maria relatou que estava sofrendo com muitas dores no corpo e principalmente na perna esquerda. Ela falou que estava dormindo muito mal e havia 16 dias que mal podia se locomover, a não ser com a ajuda de Josias.

Na ocasião, a agricultora informou ainda o desejo de sair do sítio para voltar a morar em Boa Vista, onde seria recebida por suas filhas.

Pela dificuldade do acesso ao local e a necessidade de providenciar uma logística maior para realizar o transporte de Ana Maria por terra, o Corpo de Bombeiros passou a trabalhar com a possibilidade de retirada da agricultora via aérea, por meio de helicóptero.

Com todos os trâmites resolvidos para realizar o voo, os bombeiros 2º tenente Rodrigo Scalabrin e cabo Barbosa embarcaram hoje pela manhã com destino ao Sítio Vale do Amanhecer, na Vicinal 24 do Barauana, para socorrer a senhora Ana Maria.

Por volta das 12h30 desta sexta-feira, 29, o helicóptero com a agricultora pousou em uma pista de uma empresa de táxi aéreo no município do Cantá, onde a equipe de resgate do CBMRR a aguardava para transportá-la até o HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento), local onde foi entregue aos cuidados médicos.

Após o cumprimento da missão, o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima deseja plena recuperação para a senhora Ana Maria Cunha Barreto, que completa 55 anos de idade no próximo dia 13 de agosto.

Raustman Gondim

 

Veja também

Topo