Carteira da OAB: vigilante da Codesaima conquista sonho de se tornar advogado

Governador homenageou Enilton e relatou que a história do servidor é muito inspiradora e serve de exemplo para muitas pessoas. – Foto: Fernando Oliveira

Uma história de superação regada a muitos desafios marca a trajetória de vida do funcionário público estadual Enilton de Souza Machado, 45. Trabalhando há mais de duas décadas como vigilante na Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima), Enilton se tornou advogado recentemente em cerimônia de entrega da carteira profissional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Seccional Roraima.

Quando tinha oito anos, o roraimense teve que dividir o ensino fundamental com a venda de dindin nas ruas de Boa Vista, que na época eram confeccionados pela mãe, a dona de casa, Maria Lucilene de Souza Dias, de 62 anos, que atualmente é pensionista do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).

“Naquela época eu tinha que conciliar a vida estudantil com a venda de dindin para poder ter uma melhor condição de vida. Os meus principais clientes eram os garimpeiros que naquele tempo podiam explorar o minério em Roraima. Só chegava em casa depois que vendia tudo”, recordou Enilton, que atualmente é casado com a empresária, Márcia Regina Fernandes, 41, e é pai do pequeno Lucas Santiago, de 11 anos.

Após servir nas Forças Armadas durante o tempo obrigatório e passar alguns meses desempregado, assinou a Carteira de Trabalho com a Codesaima como auxiliar de serviços gerais, em 1998. Em 2004, realizou o concurso público da empresa e foi aprovado para o cargo de auxiliar de produção. Mas somente em 2009, por questões formais de contratação, é que pôde ingressar como efetivo na empresa.

Há 9 anos, Enilson ocupa o cargo de vigilante na Codesaima com responsabilidade e maestria. Além de uma melhor remuneração, a função permitiu ao servidor a oportunidade de se dedicar aos estudos na faculdade de Direito. Posteriormente, foi aprovado no Exame da OAB.

“Um dos meus maiores desafios foi estudar para o Exame de Ordem, e graças a Deus consegui aprovação nas duas fases [do certame]. Agora posso dizer com muito orgulho que sou advogado de fato e de direito. Meu próximo passo vai ser advogar e estudar para os concursos voltados à carreira jurídica, como o de procurador. Não sou de desistir, pois acredito que tenho capacidade de conquistar os meus sonhos”, declarou Enilton.

Governador Denarium homenageia servidor que alcançou conquista

Durante visita à Codesaima, o governador Antonio Denarium realizou uma homenagem a Enilton com a presença dos funcionários da empresa estadual. Na oportunidade, relatou que a história do servidor é muito inspiradora e serve de exemplo para muitas pessoas.

“Tive o privilégio de homenagear pessoalmente o Enilton, que depois de 24 anos de trabalho exemplar na Codesaima, se tornou advogado. Ele estudava nos intervalos e com força de vontade e dedicação escreveu uma verdadeira história de superação. É certamente uma inspiração para muita gente. Tudo é possível quando trabalhamos para alcançar os nossos sonhos”, declarou Denarium.

A presidente da Codesaima, Maria Dantas Nóbrega parabenizou pela aprovação no Exame de Ordem e destacou a atuação do servidor nas atividades da Companhia.

“Fico emocionada em saber que nosso querido Enilton conquistou esse sonho. Além de estudioso, sempre cumpriu com maestria o trabalho. Tenho certeza que a advocacia roraimense só tem a ganhar com esse grande profissional”, finalizou.

 

 

Veja também

Topo