Começou a primeira edição dos Jogos Paradesportivos de Roraima

Competições contam com a participação de atletas com deficiência física, visual e intelectual, as quais estão divididas em duas categorias. – Fotos: Rodrigo Otávio

Com a finalidade de ampliar as ações esportivas para pessoas com deficiência, o Governo de Roraima, por meio da Coordenação de Esportes da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), em parceria com a Universidade Estadual de Roraima (UERR) e o Centro de Referência Paralímpico de Roraima (CRP-RR) realiza de forma inédita no Estado, a primeira edição dos Jogos Paradesportivos de Roraima.

A abertura ocorreu nesta quarta-feira, 6, e segue na quinta-feira, 7, e segunda-feira, 11, integrando sete modalidades com a participação de atletas e alunos da rede estadual de ensino com deficiência nas modalidades de Natação, Basquete em Cadeira de Rodas, Atletismo, Tiro com Arco, Halterofilismo, Tênis de Mesa e Goalball.

As competições contam com a participação de atletas com deficiência física, visual e intelectual, as quais estão divididas em duas categorias: Escolar (de 11 a 17 anos) e Adulto (a partir dos 18 anos) em ambos os gêneros, segundo informou o professor da Uerr (Universidade Estadual de Roraima) e coordenador do Centro Paralímpico de Roraima, Vinícius Denardin.

“É um momento ímpar para o Estado de Roraima, em que possibilitamos a participação de 104 atletas e alunos e nossa neta para a próxima edição é ampliar o número de participantes e modalidades a serem disputadas”, afirmou.

Segundo a Coordenadora de Esportes da Setrabes, Carol Maduro, é uma ação que já está sendo planejada há alguns meses, ofertando o esporte de forma a melhorar a qualidade de vida de todos.

“O esporte possibilita a transformação e a superação de muitas barreiras, principalmente nesta edição histórica em que direcionamos esse atendimento especial aos atletas e alunos que possuem algum tipo de deficiência e estão mostrando o seu melhor em cada competição”, detalhou.

A titular da Setrabes, Tânia Soares, enfatizou que a integração e parceria entre as instituições envolvidas e o Comitê Estadual Paralímpico, foi essencial para a realização destes jogos inéditos contemplando atletas e estudantes com deficiência que estão mostrando seu talento no esporte.

“Encerramos nosso calendário de eventos esportivos promovidos durante este ano de 2023 da melhor forma possível, com um público especial atendido por nossas políticas públicas. O evento já está consolidado no calendário estadual e será fortalecido em 2024 com novas parcerias”, disse.

Os Jogos Paradesportivos de Roraima contam com apoio da Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto), do Ciapd (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência), da APABV (Associação Aquática de Pais de Atletas de Boa Vista) do CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Nova Querência e Galpão do Moisés.

Ricardo Gomes

 

 

Veja também

Topo