Comunidade indígena Darôra promove 1º Festival de Verão

Evento tem apoio da Prefeitura de Boa Vista e acontece nos dias 7, 8 e 9 de março, com disputa de corrida de cavalo, canoagem, torneio de pesca, vôlei misto e escolha da musa do Festival. – Fotos: Giovani Oliveira | Semuc/PMBV

A comunidade indígena Darôra, localizada na região do Baixo São Marcos, deu início nesta quinta-feira, 7, ao 1º Festival de Verão. O evento conta com apoio da Prefeitura de Boa Vista e vai até o dia 9 com disputas em várias categorias, como corrida de cavalo, canoagem, torneio de pesca, vôlei misto e também a escolha da musa do Festival.

Ao todo, cerca de 250 pessoas de 13 comunidades do Baixo São Marcos e outros municípios do estado participam das competições, com premiações que vão de R$ 500 até R$ 20 mil. O prefeito Arthur Henrique participou da abertura do evento e destacou os investimentos que a prefeitura tem feito nas comunidades indígenas de Boa Vista, resultando em melhorias em diversos setores.

“Nós damos o apoio adequado, com educação de qualidade nas escolas municipais, incentivo na agricultura familiar com projeto de hortifrútis e piscicultura, onde faremos a despesca no final do mês de março. Também trouxemos iluminação de LED, a mesma da cidade para as comunidades indígenas. Isso mostra o nosso respeito, compromisso e responsabilidade com os povos originários”, disse o prefeito.

De acordo com o Tuxaua Jecknei Mota, 76 famílias vivem na comunidade Darôra e a proposta do evento é movimentar a economia local com artesanato e alimentos produzidos pelos moradores da região. Dentre eles está a produção de melancia, abóbora, mandioca, macaxeira e feijão.

“Tivemos a ideia de promover esse evento para arrecadarmos recursos e investirmos em mais infraestrutura da nossa comunidade. Agradecemos ao apoio que a prefeitura tem dado não apenas ao Festival, mas também nos investimentos na área de educação, agricultura e também em serviços públicos, melhorando nossas estradas. Agora temos até lâmpadas de LED, iluminando bem a nossa comunidade”, afirmou o tuxaua.

Wandilson Prata

 

 

Veja também

Topo