Concurso da PCRR: Governo de Roraima convoca mais 27 aprovados para o Curso de Formação Profissional

Medida visa preparar a Polícia Civil para atuar no novo IML de Rorainópolis, cuja inauguração está prevista para o mês de agosto deste ano. – Foto: Neto Figueredo

O governador Antonio Denarium anunciou nesta terça-feira, 25, a convocação de mais 27 aprovados no segundo concurso público da PCRR (Polícia Civil de Roraima). Foram convocados para a segunda turma do Curso de Formação Profissional de 2023.2, 13 médicos legistas, 11 auxiliares de necropsia e três odontolegistas.

A medida visa preparar a Polícia Civil para atuar no novo IML (Instituto de Medicina Legal) do município de Rorainópolis, cuja inauguração está prevista para o mês de agosto deste ano.

De acordo com informações da delegada-geral da Polícia Civil, Darlinda de Moura Viana, em reunião com o governador, foi apresentada a necessidade urgente de convocar mais profissionais da área de perícia para atender as demandas do novo IML.

“Estamos nos preparando para inaugurar o IML de Rorainópolis em breve, e é fundamental termos profissionais capacitados para atuar no local. Isso garantirá que o serviço prestado em Boa Vista não seja sobrecarregado e que toda a região sul do estado receba o atendimento necessário com eficiência. A sensibilidade do governador em acatar nosso pedido demonstra seu compromisso com a segurança e a qualidade dos serviços públicos”, destacou Darlinda.

Segundo o diretor do Departamento Administrativo da PCRR, delegado Jimmy Santana, foram convocados, além dos médicos legistas que já estavam previstos, mais 11 candidatos aprovados para a função de auxiliar de necrópsia e três odontolegistas que estavam no Cadastro de Reserva. Esses profissionais poderão se matricular a partir do dia 23 de julho no Ierr (Instituto de Educação de Roraima), localizado na Avenida São Sebastião, 521, bairro Tancredo Neves, das 7h30 às 17h30.

A Polícia Civil já disponibilizou a lista de documentos necessários para a inscrição no curso de formação. Durante a matrícula, todos os alunos deverão assinar um termo de responsabilidade para manuseio dos ativos de informação e utilização do ambiente de treinamento dos sistemas operacionais. A recusa em assinar este termo resultará na reprovação nas disciplinas correspondentes.

A aula inaugural do curso de formação está prevista para o dia 5 de agosto de 2024 e se estenderá até 10 de janeiro de 2025, quando será aplicada a prova final. As aulas ocorrerão no IERR e poderão incluir atividades em qualquer município do estado de Roraima. O horário do curso será das 7h10 às 20h20, de segunda-feira a sábado.

Durante o curso, os candidatos passarão por avaliações psicológicas, que poderão incluir etapas complementares de caráter eliminatório, caso a coordenação considere necessário. Essas avaliações serão realizadas por profissionais de psicologia devidamente inscritos no Conselho Regional de Psicologia.

O governador Antonio Denarium ressaltou a importância dessa nova convocação para o estado de Roraima:

“Estamos comprometidos em fortalecer a infraestrutura de segurança pública em nosso estado. A convocação desses novos profissionais é essencial para garantir que o IML de Rorainópolis possa operar de maneira eficiente, atendendo a população com a competência que ela merece. Este é mais um passo significativo no nosso governo para aprimorar os serviços prestados e assegurar a qualidade no atendimento forense em toda a região”, afirmou Denarium.

Com essa iniciativa, segundo Denarium, o Governo de Roraima busca não apenas melhorar a qualidade dos serviços forenses em Rorainópolis, mas também aliviar a carga do IML de Boa Vista, assegurando um atendimento mais ágil e especializado para toda a população do Estado.

Sandra Lima

Veja também

Topo