Cooperação científica: professor da Uerr participa de Congresso Internacional de Turismo no Peru

O professor Dr. Ismar Borges de Lima como palestrante convidado no evento. – Fotos: Ascom | Uerr

A Uerr (Universidade Estadual de Roraima) deu mais um passo significativo em seu processo de internacionalização com a participação do professor Dr. Ismar Borges de Lima como palestrante convidado no 4º Congresso Internacional de Turismo, promovido pela UCV (Universidad César Vallejo), no Peru.

O evento, realizado nos dias 26 e 27 de novembro, de forma virtual, reuniu especialistas de diversos países da América Latina e América do Norte. Com o tema “Turismo global: experiencias que transformam”, o congreso apresentou uma programação robusta e pesquisadores de renome internacional.

O professor Ismar apresentou sua conferência no dia 27 de novembro, às 10h50 (horário do Peru), abordando “Inteligência Artificial y Herramientas Digitales para la Mediación Cultural y Empoderamiento Étnico: Innovación y Visibilidad del Etnoturismo en Comunidades Indígenas”.

A participação no evento dá continuidade à pasantía acadêmica que o professor desenvolveu no Peru em 2025, envolvendo cooperação científica, palestras, visitas técnicas e articulações institucionais especialmente com a UNSM (Universidad Nacional San Martín) e a própria UCV.

“Essas ações fortalecem a presença da Uerr como instituição amazônica, dialogando com a Pan-Amazônia e com redes acadêmicas internacionais”, disse o professor Ismar.

Ao tratar de temas como inteligência artificial, mediação cultural e etnoturismo, a conferência reforçou a importância da tecnologia como aliada na preservação cultural e no desenvolvimento socioeconômico de comunidades indígenas da Amazônia.

“A temática ganha destaque em um cenário em que turismo, inclusão e inovação convergem para promover desenvolvimento sustentável”, comentou o professor.

A presença do professor no 4º Congresso Internacional de Turismo reafirma o compromisso da UERR com a internacionalização e com a produção científica de impacto na Amazônia Setentrional, fortalecendo sua inserção em redes globais de conhecimento.

Luzimário Pires

Veja também

Topo