Crianças do Núcleo de Creches Raiar do Sol aprendem sobre reciclagem e se tornam multiplicadores ambientais

O projeto desenvolvido na unidade inclui valores como responsabilidade e respeito ao meio ambiente, visando a formação de jovens e adultos ambientalmente conscientes. – Fotos: Welika Matos

Como forma de incentivar comportamentos ecologicamente corretos desde os primeiros anos de vida, o Núcleo de Creches Raiar do Sol promoveu na manhã desta sexta-feira, 19, uma programação especial com as crianças para mostrar a importância da reciclagem para o meio ambiente. A atividade faz parte do projeto “Construindo Meu Mundo Mágico do Lixo ao Luxo na Educação Infantil”, de autoria da professora Wesvânia Queiroz.

A atividade contou com a participação de representantes da SANEPAV, empresa responsável pela limpeza da cidade. Eles conversaram com as crianças sobre a importância da coleta seletiva e no quintal da unidade espalharam alguns materiais e embalagens recicláveis, feitas de plástico, papel e metal para as crianças coletarem e colocarem no lugar certo, conforme as cores que simbolizam o tipo daquele determinado material (Plástico – Papel – Metal – Vidro).

Crianças conscientes

De acordo com Wesvânia, a ideia é fazer com que as crianças se tornem verdadeiras multiplicadoras, visto que o projeto inclui valores como responsabilidade e respeito ao meio ambiente, visando a formação de futuros adultos ambientalmente conscientes.

“Aqui eles aprendem que o lixo pode sim se transformar em itens como bolsas, lixeiras e muito mais. Apesar de serem muito novinhos, eles já aprendem sobre cores primárias e seleção de materiais de acordo com cada cor. É muito importante, pois eles levam esses conhecimentos para dentro de casa, influenciando os pais a terem atitudes ecológicas e, seguramente, se tornarão cidadãos conscientes do seu papel no meio ambiente”, explicou.

Tatiane Alves é gari e participou da atividade junto aos pequenos. Ela, que está grávida de cinco meses, se sentiu orgulhosa em transmitir essa mensagem a favor do meio ambiente para quem ainda tem muito a aprender e ensinar. “As crianças são muito observadoras e criativas e nós somos exemplo. Então, quanto mais ensinarmos para elas sobre a importância da coleta seletiva e reciclagem, melhor será o futuro do planeta”, disse.

Outros projetos

No Núcleo de Creches Cidade Satélite II, as crianças aprendem sobre alimentação saudável por meio do projeto “Chef Kids: um dia com as tias da copa”, que tem como objetivo estimular o consumo de alimentos saudáveis, assim como promover a integração entre os próprios alunos, professores e família.

A maioria das experiências de alimentação saudável é feita com base em receitas nutritivas, que integram o próprio cardápio escolar. O projeto acontece mensalmente no refeitório ou área externa da unidade.

Modalidade Creche

Hoje, aproximadamente 5 mil crianças na faixa etária de 2 a 3 anos e 11 meses são atendidas na capital. Em dois anos, a prefeitura ampliou em 95% a oferta de vagas na capital e a expectativa é, até o ano de 2024, atender mais crianças.

Em março deste ano, a Prefeitura de Boa Vista inaugurou duas novas unidades no Núcleo de Creches Cidade Satélite II: Professora Januacelis Correa dos Santos e Professora Glaucides Conceição, importantes obras entregues dentro do Programa de Ampliação de Escolas da capital.

O local, que já contava com as Creches Sinhá Laranjeira e Tia Lourdes, atendendo 60 crianças em tempo integral, ampliou sua capacidade de atendimento em 90 novas vagas, permitindo a ampliação para o total de 150 vagas.

Marcus Miranda

 

 

Veja também

Topo