O deputado federal Duda Ramos anunciou a criação do novo Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) pelo Governo Federal. No Brasil, há 5.570 municípios e apenas 100 destes foram escolhidos para sediar os novos campi. Isso mostra que a parceria do deputado com o Governo Federal traz mais resultados para Roraima.
O estado conta com seis unidades integradas à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e agora receberá um campus adicional, localizado no município de Rorainópolis, com um investimento estimado em R$ 25 milhões, o que resultará em 1.400 novas vagas.
Duda Ramos também garante esforço para que uma nova unidade seja construída em Caroebe ou São Luiz, para atender as cidades da região, como São João da Baliza e vicinais, da região Sul, para ampliar ainda mais as oportunidades à juventude.
Esta iniciativa faz parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e é um esforço conjunto do Ministério da Educação (MEC), Casa Civil, Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO).
O deputado Duda Ramos expressou sua satisfação com esta conquista, destacando o impacto positivo que terá tanto na oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) quanto no setor da construção civil, criando empregos e contribuindo para o desenvolvimento local e regional.
O Deputado Duda Ramos enfatizou: “Essa é mais uma conquista do nosso mandato, fruto de uma articulação com o governo federal e que vai levar melhores oportunidades e desenvolvimento.” Essa declaração destaca o papel fundamental do parlamentar na viabilização do projeto, ressaltando sua capacidade de articulação e compromisso em promover avanços significativos para Roraima.
IF’s no Brasil
Este projeto se enquadra em uma história de expansão notável da Rede Federal. Desde a sanção da Lei nº 11.892, em 29 de dezembro de 2008, pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Brasil testemunhou a maior expansão de sua história na Rede Federal, com a criação de 422 campi entre 2005 e 2016. Atualmente, a Rede Federal conta com 682 unidades e mais de 1,5 milhão de matrículas. Com os 100 novos campi planejados, esse número subirá para 782, solidificando ainda mais a presença e o impacto da Rede Federal em todo o país.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)