A Secretaria de Saúde, por meio da Policlínica Coronel Mota e em parceria com Sociedade Brasileira de Dermatologia, realizou neste sábado, dia 7, uma ação que ofereceu consultas, orientações e sensibilização da população sobre os riscos do câncer de pele.
A diretora da Policlínica Coronel Mota, Mayara Bianca Carneiro, falou sobre a importância da ação que aconteceu simultaneamente em todos os estados neste sábado.
“É uma ação que está no calendário nacional. Realizamos em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia. É um rastreio do câncer de pele. O Dezembro Laranja é um mês para trazer à tona a necessidade de cuidado com a pele. A pessoa que tem alguma lesão característica, alguma manchinha que sangra, que incomoda, que coça, que está crescendo muito rápido, este é o perfil do paciente que a gente está buscando”, explicou a diretora.
Ela ressaltou que a ação reúne vários profissionais, inclusive, alguns participam de forma voluntária.
“É uma ação de cunho social, para que a gente identifique previamente, para que essa lesão seja retirada antes de causar um dano maior à saúde da pessoa. O nosso índice de câncer de pele é alto. Temos uma alta taxa de incidência solar, e a ação é para a gente identificar preventivamente”, disse Mayara.
A médica dermatologista Ana Paula Vitti, membro da Sociedade de Dermatologia, explicou que o câncer de pele é o de maior incidência em Roraima e que é possível salvar vidas quando a doença é detectada no início.
“A prevenção é vida. A gente salva vidas pegando um melanoma in situ no início. Quando ele já tem metástase leva o paciente a óbito. Para nós, dermatologistas, é muito importante cuidar da pele dos nossos pacientes, do cidadão roraimense”, frisou a médica.
Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), a maior incidência de câncer é o de pele. A dermatologista Ana Paula lembrou que o Dezembro Laranja é uma ótima oportunidade para a população fazer um checape.
“O Dezembro Laranja é uma oportunidade para fazer um checape e terminar o ano bem. Sabendo que está tudo bem com você e que sua pele está bem cuidada”, garantiu.
A professora Maria Sueli Rodrigues Ferreira, de 47 anos, aguardava a sua vez para se consultar com o especialista e ressaltou a importância de descobrir o câncer de pele no começo.
“É importante detectar no começo. As consultas particulares com o especialista são caras e, quando tem uma campanha assim, com atendimento gratuito com profissionais da área, é bom que a gente aproveite para fazer essa prevenção, porque uma vez detectado, tem que tratar. E, contra qualquer doença, a melhor forma é a prevenção. A gente sabe que o câncer uma vez que se instala pode ser bem agressivo”.
O médico veterinário, Victor Cabral, de 24 anos, achou a ação importante e aproveitou para passar pelo especialista.
“Estou gostando muito, porque o câncer de pele é um tipo de câncer que normalmente as pessoas não prestam muita atenção. Eu acho fundamental para gente cuidar mais da saúde. Eu vim pra tirar dúvidas e ficar com a consciência tranquila”, disse.