Dia da Ação Azul: Joilma Teodora defende mais intensidade no tratamento de pessoas com autismo e com déficit de atenção em Roraima

De acordo com a matéria, a mobilização contará com serviços de Fonoaudiologia, psicoterapia, terapia ocupacional, jurídico, neurologia, odontologia, neuropediatria, entre outras áreas. – Foto: Matheus Richardson

A deputada estadual Joilma Teodora (Podemos) protocolou na Assembleia Legislativa de Roraima, um Projeto de Lei que institui em Roraima, “O Dia da Ação Azul”. Trata-se de uma ação social constituída por profissionais de saúde voluntários para atendimento as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Tea) e com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

De acordo com a matéria, serão prestados os serviços de Fonoaudiologia, psicoterapia, terapia ocupacional, jurídico, neurologia, odontologia, neuropediatria, entre outras áreas.

“Os profissionais que emitam laudos devem ser especialistas no tratamento de pessoas com Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade, bem como aos portadores do Transtorno do Espectro Autista. Tais documentos devem estar em conformidade com as disposições legais. Já aos que compõe o corpo jurídico fica incumbido o assessoramento na emissão de LOAS, entre outras atividades”, informou a deputada.

Conforme a parlamentar, para a realização do Dia da Ação Azul, o Estado pode firmar parcerias com os munícipios e entidades sem fins lucrativos, com a finalidade de viabilizar um espaço adequado, infraestrutura e logística para acolhimento dos profissionais voluntários para atendimento ao público, bem como a divulgação do local, data e horário do evento.

“A intenção é oferecer uma vida digna a todas essas pessoas que como cidadão tem o direito a uma saúde de qualidade. O diagnostico precoce do autismo e do déficit de atenção é fundamental para garantir intervenções eficazes no tratamento. Tenho certeza que juntos podemos oferecer a elas [autistas] um mundo melhor e sem preconceitos”, finalizou Joilma.

Jânio Tavares

Veja também

Topo