Dia da Acessibilidade: professores da Escola Estadual Lobo D’almada realizam programação especial para alunos com deficiência

Os alunos apresentaram seus talentos, trocaram chocolates como forma de interação, assistiram vídeos com imagens da trajetória de todos em 2024. – Fotos: Fernando Oliveira

Nesta quinta-feira, 5, é celebrado o Dia Nacional da Acessibilidade, para conscientizar e estimular ações que promovam uma sociedade mais justa e inclusiva para as pessoas com deficiência. Pensando nisso, a Escola Estadual Lobo D’almada promoveu um dia atípico para os 42 alunos especiais que compõem o corpo de estudantes.

Em um café da manhã, os alunos apresentaram seus talentos, trocaram chocolates como forma de interação, assistiram vídeos com imagens da trajetória de todos em 2024 e puderam confraternizar o final do ano letivo ao lado dos colegas e professores.

“Nós temos um desafio muito grande, que é acolher todos os nossos alunos PCDs. Eles participam de todas as atividades da escola, são acolhidos na sala multifuncional e na sala de aula pelos professores e os auxiliares. Também são inclusos tanto nas atividades voltadas para o conhecimento acadêmico, como atividades esportivas”, explicou a professora Marta Simone, gestora da escola.

Já a dona Francidalva Costa, mãe do aluno Carlos Eduardo da Costa, conta que o filho se sente tão bem na escola que faz questão de não faltar nenhum dia.

“Meu filho está no primeiro ano e em relação à escola, eu não tenho o que reclamar! Só tenho a agradecer pelo acolhimento que tem na sala multifuncional, pelas professoras e os cuidadores. Então eu vejo que ele se sente muito bem dentro da escola, tanto que ele pede pra vir sempre, e eu vejo que realmente estão incluindo ele em todas as atividades”, reforçou.

O aluno Kalebe Witt, atleta paralímpico de bocha adaptada, explica que a escola é totalmente acessível para quem precisa se locomover de cadeira de rodas.

“Eu gosto muito dessa escola que estou agora. Aqui tem muita acessibilidade para mim, que sou cadeirante, e para meus colegas que possuem outros tipos de necessidades especiais. Estou tentando aprender na medida do possível. As atividades da escola são muito legais, e o que eu mais gosto de fazer no meu tempo livre é assistir e jogar bocha! Estou nesse esporte há mais ou menos dois anos”, ressaltou.

O Governo do Estado reforça a relevância de datas como esta durante todo o ano, com a realização de palestras, entregas de cadeiras de rodas, campanhas publicitárias, eventos e ações de sensibilização, buscando chamar a atenção da sociedade para a importância de garantir que todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas ou cognitivas, tenham a oportunidade de acessar o que é de direito, de participar ativamente da vida pública e de se sentir parte da sociedade.

“Como pai de uma pessoa com deficiência, sei o quanto é importante promover a inclusão, a acessibilidade e o respeito. No Governo de Roraima, acreditamos no potencial de cada pessoa, e nosso objetivo é garantir que ninguém fique para trás. Queremos que todos se sintam acolhidos e valorizados, seja na escola, no trabalho ou no atendimento público”, afirmou o governador Antonio Denarium.

Júlia Rocha

Veja também

Topo