Dia do Farmacêutico: Conselho destaca o reconhecimento e desafios da profissão no combate às doenças

Data celebra a visibilidade e o reconhecimento da categoria, que desempenha um papel fundamental no avanço da saúde e da ciência no Brasil. – Fotos: Ascom/CRF

O dia 20 de janeiro é marcado como o Dia do Farmacêutico, em comemoração à fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF) em 1916. A data celebra a visibilidade e o reconhecimento da categoria, que desempenha um papel fundamental no avanço da saúde e da ciência no Brasil.

Os Conselhos Regionais e Federal de Farmácia celebram a data em todo o país, destacando os desafios da profissão no combate às doenças com o avanço tecnológico de medicamentos. Em Roraima, o Conselho Regional de Farmácia (CRF/RR) destaca alguns temas em voga, como o desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico e tratamento de doenças por recentes pesquisas.

Pesquisadores do Instituto Butantan desenvolveram uma proteína ideal para o diagnóstico da leptospirose, que se mostrou superior ao teste padrão atualmente recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, novo remédio para o tratamento do HIV que proporciona aos usuários a possibilidade de utilizar tratamento com uma única dose diária, facilitando a adesão e melhorando a qualidade de vida das pessoas afetadas pelo vírus.

A atuação dos farmacêuticos se estende também à preservação do meio ambiente e da saúde indígena. Em Roraima, está instalado um problema de saúde pública relacionado ao garimpo ilegal e ao uso do mercúrio nas águas dos rios. O governo federal anunciou esta semana a presença permanente nas terras Yanomami, visando combater os impactos do metilmercúrio, que afeta principalmente o sistema nervoso e causa distúrbios neurológicos.

Bianca Crispim, presidente do CRF/RR, fala da gravidade sobre o uso indevido desse elemento químico no consumo inadequado.

“É alarmante! E o fato é grave, sobre o uso indevido do mercúrio, que é descartado indevidamente nos rios, transformando-se por bactérias em metilmercúrio, composto orgânico que contamina as águas e os peixes, prejudicando a saúde das comunidades indígenas.

Atuação profissional

Bianca também destacou os vários segmentos de atuação do farmacêutico, que pode trabalhar em 72 áreas diferentes, incluindo pesquisa clínica, desenvolvimento de alimentos, saúde ambiental, toxicologia, vigilância epidemiológica, entre outras.

“A ideia de que o farmacêutico era somente o balconista do atendimento caiu por terra há muito tempo. Hoje temos uma abrangente atuação e muitas conquistas da profissão. O Conselho Federal atua para levar o melhor para a categoria e atender melhor a população do país”, defendeu Adônis Motta, conselheiro federal de farmácia por Roraima.

Diante desses avanços e desafios, o Dia do Farmacêutico reforça a relevância da categoria profissional na promoção da saúde e no avanço da ciência no Brasil, informou Bianca Crispim.

Dennis Martins

 

Veja também

Topo