DPE-RR recebe título de “Amigo da DPU” em evento de celebração do órgão

Evento foi marcado por homenagens à assistidos e órgãos parceiros da DPU; defensora pública chefe da DPU em Boa Vista entrega título ao defensor público-geral de Roraima. – Fotos: Ascom/DPE-RR

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) recebeu, nesta sexta-feira, 24, o título de “Amigo da Defensoria Pública da União”, durante a cerimônia do Dia da Vitória, evento em comemoração às conquistas judiciais e extrajudiciais dos assistidos da DPU.

A mesa de autoridades foi composta por Oleno Matos, defensor público-geral do estado, deputado federal Defensor Stélio Denner, defensora pública chefe da unidade da DPU em Boa Vista, Mariana Moutinho, e general Helder Braga, em nome da Operação Acolhida.

Durante seu discurso, o defensor público-geral, Oleno Matos, reafirmou o papel fundamental da Defensoria Pública na garantia do acesso à justiça e na consolidação de um ambiente jurídico mais justo e equitativo.

“Hoje é um dia de muita comemoração, é o dia da vitória dos assistidos da DPU. Ficamos muito felizes em saber que a DPU está conseguindo expandir o seu trabalho não só no estado de Roraima, mas em todos os estados brasileiros. É um momento de comemoração, mas, ao mesmo tempo, serve de aviso para que os governantes possam ter um olhar mais diferenciado para essa instituição que presta assistência jurídica a praticamente 90% da população do país. Vamos comemorar os avanços, mas, ao mesmo tempo, ficar vigilantes e cobrando as melhorias necessárias para que a Defensoria Pública da União possa, efetivamente, alcançar todos aqueles que precisam do seu trabalho”, destacou Oleno.

O assistido Roberto Cunha conta que procurou a DPU porque seu filho, Luiz Henrique Randell, necessita do uso constante de uma medicação vital para o transplante de rim. Em casos mais graves como o de Luiz, a falta do medicamento pode levar à falência do órgão.

“A Defensoria teve um papel preponderante na tomada de decisão e em tempo hábil. Com esse trabalho efetivo da Defensoria, nós estamos de posse da medicação e já temos 3 meses de sobrevida garantidos. Hoje, nesse Dia da Vitória, eu estou aqui só para, literalmente, agradecer. Agradecer por esta oportunidade gigantesca. Essa é a nossa história. A Defensoria, hoje, para nós, é uma grande ferramenta de sobrevida”, disse o pai.

Além de Roberto, outros assistidos receberam certificados como forma de homenagem durante a cerimônia, não somente brasileiros, mas também imigrantes, indígenas e todos aqueles que necessitam de assistência jurídica gratuita, como ressalta Mariana Moutinho.“

“É um evento muito especial, pois é a primeira vez que estamos comemorando o Dia da Vitória no estado de Roraima. É um momento de grande celebração e grande vitória dos nossos queridos assistidos da DPU. Nós estamos sempre buscando prestar não só um serviço público, mas um serviço público humanizado”, disse.

Destacando o compromisso contínuo com a defesa dos direitos dos assistidos, a DPE-RR enaltece a atuação da DPU na busca por justiça e na promoção de soluções extrajudiciais.

 

Veja também

Topo