Envelhecimento da pessoa com deficiência é tema de audiência na Câmara na terça

A audiência foi solicitada pelo deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR). – Foto: Ascom Parlamentar

A Câmara dos Deputados discute na próxima terça-feira, 16, as adversidades do envelhecimento precoce da pessoa com deficiência. O debate será promovido pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; e de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. A audiência foi solicitada pelo deputado Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR).

Zé Haroldo Cathedral lembra que o envelhecimento populacional é um dos grandes desafios deste século e ressalta que, no caso de pais e cuidadores de pessoas com deficiência, há uma preocupação adicional. De acordo com dados do Censo Demográfico, a população idosa é o grupo que mais cresce no Brasil, com um aumento de 4% ao ano. E cerca de 63% dos idosos brasileiros afirmaram ter alguma deficiência.

Para o parlamentar, o debate será uma oportunidade para discutir estratégias e políticas públicas que garantam um envelhecimento saudável e com qualidade de vida para todas as pessoas, independentemente de suas condições físicas ou cognitivas. “É fundamental promover o fortalecimento de políticas voltadas para esse público, garantindo-lhes uma velhice digna e inclusiva”, destaca Zé Haroldo.

Entre os convidados confirmados estão o coordenador-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, Arthur de Almeida Medeiros; A coordenadora-Geral de Estruturação do Sistema Educacional Inclusiva Substituta do Ministério da Educação, Josiane Pereira Torres; A secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Ana Paula Feminella; A professora associada da Universidade de Brasília e Fundadora da Universidade do Envelhecer, Margô Gomes Karnikowski.

A audiência será realizada no Plenário 13, a partir das 13h.

 

Veja também

Topo