
“Os cursos me ajudaram a ingressar no mercado de trabalho mais rápido, e o que eu mais gostei foi que todos os professores acreditam muito no potencial de cada um. Graças à professora Gabi Soares, hoje atuo no marketing. Não apenas por ser uma boa profissional, mas pelo fato de que eu encontrei meu lugar, na frente e atrás das câmeras. Estar com o público e me conectar com ele é uma experiência que não tem preço”.
O relato que abre esta reportagem é do profissional da área de marketing João Pedro Gomes da Silva, de 19 anos. Ele estudou na Escola do Legislativo (Escolegis), que, nesta quarta-feira, 24, completa 23 anos de atuação. A unidade, criada pelo então presidente do parlamento estadual Mecias de Jesus para profissionalizar os servidores da Casa Legislativa, se transformou em um lugar para atender as necessidades da população, com oferta regular de cursos presenciais e online. Atualmente, o deputado Chico Mozart (União) é o presidente da instituição.

A Escolegis é um dos programas sociais de maior abrangência do parlamento, vinculada à Superintendência de Programas Especiais. Entre 2025 e 2026 já realizou cerca de 200 mil atendimentos com oferta de 925 cursos.
No caso de João, ele foi inscrito pela irmã no curso de atendimento ao público. Na unidade, gostou de aprender coisas novas e iniciou a busca por outros cursos. O jovem passou pelas aulas de edição de fotos e vídeos, marketing digital, fotografia profissional com o celular, que o auxiliaram no aprimoramento de técnicas para exercer melhor a profissão. “Minha paixão é o marketing”, resumiu.

“Hoje, trabalho na área de marketing, fotografia e vídeos. Avalio o trabalho da Escolegis como de excelência, pelo empenho de cada um a dar uma oportunidade a quem quer se profissionalizar para o mercado de trabalho. Sou grato a cada um! Desde o porteiro até a direção da escolegis”, declarou o profissional.
Regando sonhos
A Escolegis se tornou, portanto, referência na qualidade de ensino. A unidade busca acompanhar as necessidades da população e transformá-las em aulas práticas. É uma decisão assertiva: ouvir a sociedade para proporcionar qualificação certa, que gera emprego e renda ou ajuda na abertura do próprio negócio.

“A história do João Pedro nos mostra que o trabalho de excelência da Escolegis está dando certo. As pessoas buscam a escola para adquirir conhecimento, se profissionalizar, se preparar para o mercado de trabalho. A Assembleia Legislativa está atenta ao que o povo precisa, na capacitação dos nossos jovens, criando oportunidades reais para que eles tenham um futuro promissor. Isso é responsabilidade social”, avaliou o presidente em exercício do Poder Legislativo, deputado Jorge Everton (União).
Segundo a diretora da Escolegis, Lene Matos, a unidade representa um passo importante na transformação da vida dos estudantes.

“Nosso trabalho representa a ampliação do acesso à qualificação profissional, mais oportunidade de geração de emprego, renda e desenvolvimento pessoal. É o fortalecimento da missão da Escolegis de levar conhecimento para todas as regiões de Roraima, mostrando a sua força na transformação de vida por meio da educação. São milhares de pessoas atendidas por meio de um trabalho incansável sob a gestão do deputado Chico Mozart”, destacou Lene Matos.
Presente nos municípios de Boa Vista, Mucajaí, Caracaraí, Alto Alegre, Caroebe, São Luiz do Anauá e Rorainópolis, a Escola do Legislativo disponibiliza gratuitamente cursos de capacitação em diversas áreas, como: inglês, decoração de festas, amigurumi, arte com balões, preparação para concurso público, croché, informática, culinária, marketing digital, redes sociais, saúde e bem-estar, e muitos outros.

Em Boa Vista, a sede está localizada na Avenida Venezuela, nº 1645, bairro Liberdade, zona Oeste. Para obter mais informações sobre os cursos e saber se há vagas disponíveis acesse o site, envie mensagem pelo telefone (95) 98402-3402 ou consulte as redes sociais do Poder Legislativo no perfil @assembleiarr.

