Escola Municipal inaugura brinquedoteca como ferramenta pedagógica de ensino e aprendizado

No espaço, as crianças têm acesso a brinquedos, livros de literatura infantil e jogos pedagógicos que contribuem para o desenvolvimento dos pequenos. – Fotos: Andrezza Mariot

Quem disse que não se pode aprender brincando? Alunos da Escola Municipal Isete Evangelista Albuquerque, no bairro Asa Branca, ganharam uma brinquedoteca toda equipada, prontinha para muitos momentos de diversão, troca de experiências e aprendizado. O espaço será utilizado por 18 turmas do 1° ano, fazendo parte da rotina de crianças com idade entre 4 e 6 anos.

Por lá, os alunos têm acesso a brinquedos, jogos pedagógicos, livros de literatura infantil e outros materiais que contribuem de forma efetiva para o desenvolvimento dos pequenos. A ideia partiu da própria escola, após mobilização de professores e demais profissionais que atuam na unidade.

Ferrramenta pedagógica

O funcionamento seguirá um cronograma, visando atender todas as turmas. Quem deu mais detalhes sobre a proposta foi coordenadora pedagógica da unidade, Luana Carvalho. Para ela, mais que um espaço, a brinquedoteca representa uma potente ferramenta pedagógica.

“A brinquedoteca chega com a proposta de contribuir com o ensino/aprendizado dos nossos alunos, desenvolvendo funções cognitivas, motoras, sociais e culturais. Aqui eles estimularão a criatividade, a comunicação e a empatia de forma lúdica e dinâmica, melhorando suas habilidades e autonomia”, explicou.

Eterna professora

Intitulada “Brinquedoteca da Professora Silvia”, a ideia foi, ainda, homenagear a professora Silvia Sousa Costa Nakayama, que faleceu no dia 25 de março de 2021 por complicações do Covid-19. A ex-aluna da profissional, Ana Clara Bento, destacou os diversos aprendizados junto a Silvia.

“Ela era incrível. Sempre foi uma pessoa carinhosa, de voz aveludada e nos tratava como se fôssemos filhos dela. A gente se divertia e aprendia muito. Ela me ensinou a valorizar tanto as pessoas próximas como também a educação. Ela se foi, mas está presente no nosso coração”, disse.

Criança feliz

E teve ainda o momento da criançada conhecer finalmente a brinquedoteca. Fui pura festa, diversão e todas elas aprovaram a iniciativa. O aluno Antônio Viera Alves, de seis anos, adorou o espaço. “Achei muito legal. Gostei do brinquedo de encaixar as peças. Da próxima vez que eu vier vou brincar muito com todos”, falou.

A aluna Isadora Santos, de seis anos, também aprovou o espaço e comentou sobre os brinquedos que mais gostou. “Eu adorei a cozinha e a vassoura de brinquedo. Gosto muito da escola, principalmente de brincar de esconde-esconde. A matéria que eu mais adoro é matemática”, contou.

A mãe do Antônio, Samara Vieira Alves é professora e comentou sobre a importância da brinquedoteca no processo educacional dos estudantes. “É muito importante, pois através do brincar a criança descobre novos meios para o aprendizado. Como mãe e professora, gosto do método de ensino da escola e da Rede Municipal como um todo”, explicou.

Sobre a homenageada

Silvia Sousa Costa Nakayama lecionou na Escola Municipal Isete Evangelsita Albuquerque durante nove anos, ingressando na unidade em 2012. Destacou-se por ser uma profissional dedicada, carinhosa com os alunos, colegas de trabalho e comprometida com sua profissão.

Marcus Miranda

 

 

Veja também

Topo