Escola São José lança e-book sobre histórias de vidas de mulheres da comunidade escolar

O objetivo do projeto é valorizar as famílias, aproximá-las da escola e valorizar as mulheres.  – Fotos: Ascom/Seed

“Mulheres que fazem história e que não estão nos livros de história”. Este é o tema do e-book (livro digital) produzido pelos estudantes da tradicional Escola Estadual São José. O lançamento ocorreu na tarde desta quinta-feira, 23, no plenário Noêmia Bastos, na ALE-RR (Assembleia Legislativa do Estado de Roraima).

O e-book integra um projeto de história coordenado pela professora Hsteffany Muniz Araújo, com apoio do Pibid (Programa de Bolsa de Iniciação Científica à Docência) da UFRR (Universidade Federal de Roraima). O livro está disponível para o público e pode ser baixado neste link.

“O objetivo do projeto é valorizar as famílias, aproximá-las da escola e valorizar as mulheres. Historicamente somos um grupo que não está representado principalmente nos livros didáticos, e a ideia é que os alunos possam conhecer as mulheres dentro da história, valorizando as mulheres da sua família”, explicou Hsteffany.

O trabalho envolveu 140 estudantes do 7° ano do Ensino Fundamental. Eles contaram a história de mais de 90 mulheres, por meio da produção de textos e desenhos. As mulheres retratadas são indígenas, trabalhadoras do lar, professoras, garis, advogadas, ou seja, uma diversidade de mulheres que são mães de alunos, tias, irmãs, entre outras mulheres que integram a comunidade escolar.

“Gostei muito de participar desse projeto. Foi uma surpresa. Acho que minha história, antes sem visibilidade, hoje pode inspirar outras mulheres. Eu tinha um emprego de carteira assinada, onde sofria abusos, era humilhada mas tomei coragem, saí do emprego e montei meu próprio negócio. Hoje sou microempreendedora, tenho tempo para meus filhos, meu marido. As mulheres precisam ter coragem”, disse Solange Souza Oliveira, mãe de aluna e uma das personagens retratadas no livro digital.

A secretária-adjunta da Gestão do Sistema Educacional da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), Adelaid Bezerra, participou da solenidade e destacou a importância da parceria com o poder legislativo.

“Foi um momento muito importante participar do lançamento desse projeto que valoriza e enaltece as mulheres que estão lutando cada dia mais por um espaço na sociedade. Parabenizamos toda a equipe da Escola São José pela iniciativa e também a Assembleia Legislativa pelo olhar sensível a esta importante temática”, destacou Adelaid.

Assembleia Legislativa produz documentário sobre o projeto

A TV Assembleia produziu o documentário “Mulheres que fazem história: as vozes femininas na comunidade da Escola Estadual São José”, baseado no projeto da instituição de ensino. Durante o evento, também ocorreu a Avant Premiére do documentário. Estiveram presentes as mulheres que participaram do projeto, além de professores e alunos da rede pública estadual de ensino.

“Agradecemos a parceria da Secretaria de Educação que abriu as portas da Escola São José para que nós pudéssemos documentar esse projeto que relata a história de mães, que são heroínas e motivos de orgulho para seus filhos. Um trabalho importante que resgata também a participação da família na comunidade escolar”, disse Soninha Nunes, superintendente de Comunicação da ALE-RR.

O documentário está disponível no canal da TV Assembleia no Youtube: @assembleiarr

Mágida Azulay Khatab

 

 

Veja também

Topo