Estudante do IFRR integra delegação brasileira que vai participar do Parlamento Juvenil do Mercosul

Iniciativa vai reunir 10 estudantes brasileiros, 19 uruguaios e 21 argentinos na cidade de Buenos Aires, de 26 a 30 de outubro. – Foto: Ascom/IFRR

O estudante João Pedro Carvalho, de 16 anos, do curso Técnico em Agropecuária do Campus Amajari do Instituto Federal de Roraima (CAM/IFRR) é um dos jovens brasileiros que vai participar das atividades do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), a serem realizadas de 26 a 30 de outubro em Buenos Aires, na Argentina.

A iniciativa é do Setor Educacional do Mercosul (SEM) e vai proporcionar aos jovens estudantes de nível médio público do Brasil, da Argentina e do Uruguai debates construtivos e vivências em instituições democráticas, com o objetivo de promover e fortalecer a identidade da juventude do Mercosul, tornando-a ativa nos grupos e nas comunidades locais.

Nesta edição, a delegação brasileira será composta de 10 estudantes, sendo dois de cada região brasileira, escolhidos entre discentes matriculados nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que foram selecionados por intermédio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC).

O protagonismo estudantil de João Pedro foi o que o levou a ser indicado para representar o IFRR. Atual vice-presidente do Grêmio Estudantil do Campus Amajari e bolsista de projeto de pesquisa na área de aquicultura, a proposta do estudante para o PJM é de um projeto de conservação e manejo produtivo de peixes ornamentais com espécies nativas de Roraima como fonte de renda para famílias em vulnerabilidade social e para comunidades indígenas.

“Eu utilizei como base um projeto que desenvolvo e, pensando na realidade local do meu município, eu vou utilizar a proposta para ajudar no seu desenvolvimento, considerando que o Amajari tem um dos índices de desenvolvimento humano mais baixos do Estado de Roraima”, explicou ao complementar que a intenção é contribuir para a diminuição do esforço de pesca sobre os estoques naturais, por meio do cultivo de espécies de peixes valorizadas pelo mercado.

O estudante espera voltar da Argentina com novas ideias. “Vai ser uma experiência muito enriquecedora para o meu currículo e vai servir para o meu aprendizado. Representarei os estudantes da Região Norte e isso é algo importante para mim”, contou. João Pedro irá representar o Norte do Brasil junto com uma estudante do Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

A reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueira, destaca que esse tipo de iniciativa é importante para o enriquecimento do repertório dos estudantes envolvidos e contribui para construir novas propostas para a educação nos países do bloco. “Este ano, com a participação de estudantes da Rede Federal, teremos a oportunidade de intercambiar as experiências educativas a nível profissional, científico e tecnológico, contribuindo para a geração de propostas sobre temáticas de interesse comum, mas que, no caso do Brasil, advenham de instituições pluricurriculares, especializadas na oferta de educação em diferentes níveis e que possuem relevante atuação junto à comunidade onde estão inseridas”, disse.

Durante a jornada em Buenos Aires, os estudantes vão participar de comissões de trabalho nos eixos do programa (Inclusão Educacional, Juventude e Trabalho, Direitos Humanos, Integração Regional, Participação Cidadã e Gênero). Também haverá sessão plenária para posterior redação e aprovação da Declaração Final do PJM, e entrega às autoridades competentes.

 

 

Veja também

Topo