Estudantes vencedores do concurso de Conhecimento do Detran-RR recebem premiação

Cada vencedor, sendo um por escola, recebeu como premiação um aparelho celular, e os representantes das unidades de ensino foram agraciados com certificados. – Fotos: Ascom/Seed

Durante o lançamento da Semana Nacional de Trânsito, na manhã desta sexta-feira, 15, estudantes da rede estadual de ensino, que venceram o concurso de Conhecimento promovido pelo Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima), receberam suas premiações.

O concurso ocorreu no mês de agosto, quando os alunos tiveram de fazer redações e também simulados sobre o trânsito, como parte das ações do Projeto Jovem Condutor, realizado mediante parceria entre a Secretaria de Educação e Desporto (Seed) e o Detran-RR.

“É muito importante essa parceria com o Detran para fortalecer a educação no trânsito. Hoje, temos onze escolas piloto e pouco mais de 700 alunos envolvidos, mas a meta é ampliar o projeto para as demais escolas da rede”, disse Rosilda Garcia, diretora do Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais da Seed.

Cada vencedor, sendo um por escola, recebeu como premiação um aparelho celular, e os representantes das unidades de ensino foram agraciados com certificados.

Com o título “Como evitar acidentes no trânsito?”, a redação da estudante Fernanda Vasconcelos, da Escola Estadual Geraldo da Silva Pinto de Alto Alegre, foi eleita pela comissão do concurso, a melhor redação.

“Eu falei no meu texto sobre a importância dos gestores públicos de revisarem obras inacabadas nas ruas, que geram muitos acidentes inesperados, causando a morte de pessoas ou lesões corporais”, explicou.

Auriene Castro, gestora da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral José Vieira de Sales Guerra, de Caracaraí, disse que o projeto é muito bem-vindo, pois, além de ser algo que muitos alunos não têm acesso, ao receberem informações os estudantes se tornam multiplicadores do conhecimento.

“O Jovem condutor não se trata de apenas um curso. Existe toda uma preocupação com a construção de uma sociedade mais responsável. Os alunos, ao receberem as informações sobre educação no trânsito, levam para as famílias, para os amigos, vão espalhando a informação e, assim, vamos tendo pessoas mais conscientes”, pontuou.

Jovem Condutor

O Projeto Jovem Condutor, baseado na Resolução n° 265 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), prevê que estudantes do Ensino Médio possam fazer aulas de Educação no Trânsito (um curso preparatório) na escola.

Após a conclusão do curso, os alunos estão aptos para a prova teórica para retirada da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), sem a necessidade de passar por um CFC (Centro de Formação de Condutores). Se forem aprovados, já poderão partir para a segunda fase, que é a prova prática.

O presidente do Detran-RR, Álvaro Duarte, enfatizou que Roraima é pioneiro no desenvolvimento da ação.

“A Educação e a conscientização são pilares importantes para um trânsito responsável. Roraima é o primeiro estado a ministrar a formação, ou seja, o curso sobre a parte teórica da carteira de habilitação para os jovens, sendo um exemplo a ser seguido pelo Brasil”, destacou.

Conheça as escolas participantes do Projeto e os alunos vencedores do Concurso de Conhecimento:

Mágida Azulay Khatab

 

Veja também

Topo