Expoferr: Setor empresarial mostra otimismo com oportunidades de negócios no evento

Expectativa é que sejam movimentados cerca de R$ 100 milhões em volume de negócios e 200 mil pessoas visitem o Parque Dandãezinho. – Fotos: William Roth

Na edição de 2022, a Expoferr se consolida como uma vitrine para divulgação de produtos e serviços voltados à agroindústria do Estado. O evento atrai empresários de várias regiões do Brasil e até países da região, que procuram em Roraima oportunidades para firmar parcerias e expandir negócios.

“A Expoferr representa muito do esforço que o Governo do Estado empreende e idealiza para Roraima. Ela vai além das atrações e das novidades que o público pode desfrutar, mas é uma plataforma de conexão que estimula o comércio e o nosso desenvolvimento econômico. Convidamos a todas as famílias e produtores a virem à feira e fazer parte dessa história”, declarou o governador Antonio Denarium.

Durante os dias do evento, que segue até a próxima terça-feira, 15, a expectativa é que sejam movimentados cerca de R$ 100 milhões em volume de negócios e 200 mil pessoas visitem o Parque de Exposições Dandãezinho, na zona Rural de Boa Vista.

A empresa amazonense Carboxi atua no setor de gases industriais para inseminação bovina e está em Roraima há 12 anos e está participando da Expoferr 2022. De acordo com o sócio proprietário Marcelo Dutra, o evento mostra a credibilidade do Estado para investidores de todos os lugares e aponta um momento positivo para o investimento no agronegócio local.

“Estamos dando ao setor produtivo uma certeza que ele nunca teve, de que Roraima está se tornando uma ponta de desenvolvimento do Brasil. Encontrei aqui grupos de Minas Gerais, do Mato Grosso e de São Paulo e tivemos a oportunidade de interagir e falar de parcerias. Todos enxergam muitas oportunidades no cenário econômico roraimense”, declarou.

Segundo Marcelo, o crescimento observado nesta edição da feira demonstra o otimismo de empresários em relação ao Estado. Ele conta que o grupo empresarial já participou da Expoferr há alguns anos, mas nesta edição, encontrou muitas novidades.

“Era uma feira muito tímida, com pouca presença de pessoas e menos animais do que vemos agora. Na verdade, era só uma festa, e hoje é um ambiente de negócios, onde todos os empreendedores de todos os setores conseguem se encontrar e discutir meios de contribuir com o desenvolvimento de Roraima”, acrescentou.

Internacional

O mesmo otimismo é observado em empresários estrangeiros, que estão cada vez mais presentes no Estado, investindo nos mais variados setores da economia. O comerciante Ernesto Sifon é venezuelano e atua no setor de construções em Roraima há 5 anos. Em 2022, ele expandiu negócios para a área metalúrgica e, de acordo com ele, a Expoferr possibilita que ele apresente o novo empreendimento.

“Com a indústria siderúrgica renascendo na Venezuela, estamos prontos para investir no desenvolvimento de Roraima, em especial no agronegócio, que é o foco desta feira. A indústria cresce a cada dia no Estado e ainda podemos fazer muito mais”, afirmou Sifon.

Pequenos empreendedores

Com expectativa de mais de 200 mil visitantes, a Expoferr também acolhe pequenos empreendedores, em especial os do setor de alimentação. José Pereira, conhecido como Paulista, veio de Presidente Figueiredo especialmente para o evento.

Ele explicou que esta é a quinta edição da qual ele participa com sua churrascaria. De acordo com José, a feira cresceu e com ela, as expectativas de vendas. “A Expoferr está firmeza! É a quinta vez que eu venho a Boa Vista só para a feira e desta vez ela está maior e melhor! A expectativa é de muitas vendas durante esses dias e a organização está de parabéns”, afirmou.

Na primeira visita à feira, Miguel Ramos, proprietário de um restaurante de comida venezuelana, se mostra contente em poder contribuir com a economia local. “É minha primeira participação na Expoferr. Tem sido uma experiência muito boa e diferente, uma oportunidade para sermos mais conhecidos na região e mostrar que nós venezuelanos também contribuímos para a economia do Estado e geramos empregos”, disse Miguel.

A Feira

Realizada pelo Governo de Roraima em parceria com a Federação da Agricultura do Estado de Roraima, a Expoferr 2022, é o maior evento da agroindústria de Roraima. A organização da feira envolve diretamente a Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), que é responsável pela coordenação do evento, Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), SEI (Secretaria do Índio), Secult (Secretaria de Cultura e Turismo), Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e Desenvolve Roraima. E de forma indireta as demais instituições da administração direta e indireta do Governo de Roraima.

O objetivo da Expoferr 2022 é oferecer um ambiente favorável à integração da cadeia produtiva do agronegócio, por meio da demonstração dos resultados empresariais e institucionais da sociedade produtiva roraimense, obtidos nos últimos anos.

O processo de revitalização do Parque Dandãezinho contou com a parceria entre a Seadi, Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), Cerr (Companhia Energética de Roraima) e Seinf (Secretaria de Infraestrutura).

José Magno

 

 

Veja também

Topo