Festival e Jogos Escolares devem reunir cerca de 1.200 atletas de comunidades indígenas de Roraima

Ao todo, são 27 modalidades em disputas; 14 escolas estão inscritas para o evento deste ano. – Fotos: Divulgação

O projeto de iniciativa comunitária, criada há 11 anos, denominado Festival e Jogos Escolares das Comunidades Indpigenas do Alto São Marcos (FJECI’s) chega à sua 12ª edição, que será realizada na comunidade indígena do Tarauparu, no município de Pacaraima.

A abertura está prevista para o dia 10 de dezembro, domingo, a partir das 9h. À tarde, a partir das 17h, já começa a competição com a escolha da Garota e do Garoto FJECI’s 2023, que já começa a valer pontos para as escolas participantes.

Segundo o professor Alfredo, coordenador do evento, a previsão é que este ano o evento reúna cerca de 1200 atletas indígenas ligadas as etnias Macuxi, Wapichana e Taurepang, todos ligados às comunidades da etno região do Alto São Marcos. Quatorze escolas estão inscritas para o evento deste ano.

O FJECI’s envolve modalidades indígenas, como as disputas de arco e flecha, zarabatana, corrida de tora dentre outras, com futebol de campo, atletismo, voley e futebol socyte. Ao todo, são 27 modalidades em disputas.

Desde a sua primeira edição, realizada em 2006, a Escola Estadual Indígena Tuxaua Bento Loredo, da comunidade indígena do Bananal é a grande campeã a ser batida. Das onze edições realizadas, a Bento Loredo foi vencedora em dez edições.

Para Silva, iniciativas dessa natureza e com tal amplitude precisa de uma atenção maior por parte do poder público para se tornar uma politica pública. Ao longo de dez anos, de acordo com Silva, o FJECIS já mobilizou a participação de dez mil atletas indígenas.

Para o público que quiser conhecer o projeto, Alfredo explica que é aberta a participação das pessoas. Basta comunicar antecipadamente a coordenação pelo watts (95) 99177-5488.

 

 

Veja também

Topo