
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) aprovou, na sessão desta terça-feira, 25, o Projeto de Lei nº 33/2025, que trata do incentivo ao empreendedorismo entre os jovens que vivem nas zonas rurais do estado.
De autoria da deputada Aurelina Medeiros (Progressistas), o PL visa capacitar e formar jovens líderes que transformem a realidade social das suas comunidades. Entre os objetivos da nova política, estão elevar a escolaridade do jovem empreendedor do campo e difundir conhecimento tecnológico e das inovações voltadas para o meio rural.
“O projeto busca a ampla formação dos jovens empreendedores rurais, de forma a transformá-los em líderes em suas áreas de atuação, estimulá-los a atuar de maneira cooperativa e eficiente, do ponto de vista econômico, ambiental e social. Entre outros aspectos, estrutura-se em políticas voltadas para a elevação da escolaridade, a difusão do conhecimento e das inovações tecnológicas, a ampliação do acesso orientado ao crédito rural, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável”, justificou a deputada.

A política estadual terá como base ainda quatro pilares: educação empreendedora, capacitação técnica e acesso a crédito e difusão de tecnologias no meio rural. Também está previsto o estímulo à formação cooperativista e associativista nas regiões, como forma de fortalecer a economia e garantir a independência financeira.
“Importante ressaltar que tal medida prisma no interesse da agricultura familiar, cujos jovens, diante da falta de perspectivas na área rural, assim como das restrições que enfrentam, enxergam a migração para os centros urbanos uma alternativa atraente, mesmo que em prejuízo da sucessão das atividades desenvolvidas no campo”, complementou Aurelina Medeiros.
Acompanhe as ações do Legislativo
Quer saber tudo o que acontece na Casa Legislativa? Basta acessar o site da Assembleia. Diariamente, a TV Assembleia, canal 57.3, e a Rádio Assembleia, 98,3FM, têm reportagens sobre o que está sendo discutido e aprovado pelos deputados. Se deseja ter toda a programação da emissora legislativa na palma da mão, baixe o aplicativo tvAleRRPlay.
Além disso, você pode acompanhar as redes sociais do Poder Legislativo (@assembleiarr) e o canal no YouTube, onde ficam salvas as sessões plenárias, as audiências públicas, os documentários produzidos pela Superintendência de Comunicação, reportagens, reuniões de comissões e muito mais.
Para ler as propostas de lei ou os textos já aprovados pelos parlamentares, é só visitar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta da Casa que permite ter acesso aos documentos que tramitam na Assembleia, verificar quais matérias serão discutidas nas sessões e outros serviços de interesse público. Já as fotos dos eventos do parlamento podem ser conferidas no Flickr.

