O fotojornalista Jader Souza, da Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), ficou em 5° lugar na categoria fotojornalismo do I Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário: 35 anos da Constituição Cidadã. Jader disputou com outros 12 concorrentes. O concurso levou em consideração todos os cinco eixos temáticos.
A iniciativa é do Supremo Tribunal Federal (STF), em parceria com os quatro principais tribunais do Brasil: Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Superior Tribunal Militar (STM). A cerimônia de anúncio dos vencedores foi realizada na noite desta quarta-feira (24), em Brasília.
O registro captado através da lente de Jader aborda a transformação social na vida de um egresso do Sistema Prisional de Roraima, atendido por meio do Escritório Social, um programa do Conselho Nacional de Justiça que, em Roraima, tem a Assembleia Legislativa como um dos principais parceiros. A matéria ilustra a reportagem: “Beneficiário do Armário Social apoiado pela ALE-RR diz que campanha foi luz em sua vida: “não tinha ninguém’”.
“Gostaria de agradecer primeiramente a Deus pela oportunidade e pelo dom da fotografia. Através das nossas lentes podemos enxergar a transformação na vida das pessoas, como neste caso do Escritório Social, que foca na reinserção de egressos do sistema prisional. Estendo meus agradecimentos a toda equipe da Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa por acreditar no meu trabalho e, juntos, através de um companheirismo diário, buscar não apenas o crescimento profissional, mas institucional do Poder Legislativo”, declarou Jader Souza, fotojornalista há quase três décadas.
Reconhecimento na Casa
Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos) parabenizou o fotojornalista e afirmou que o reconhecimento representa não apenas uma conquista pessoal e profissional de Jader Souza, mas o poder de transformação das instituições públicas na vida das pessoas com o propósito de olhar para todas as camadas e grupos sociais.
“Felicito o fotógrafo Jader Souza, servidor do parlamento roraimense, por essa importante conquista. Sem dúvidas, ele é um exemplo de excelência na fotografia no Estado e o prêmio reforça a grandeza de uma imagem quando falamos da garantia de cidadania para todos os cidadãos por meio do trabalho jornalístico. O Escritório Social desenvolve um trabalho muito importante em Roraima e sempre terá o Poder Legislativo como parceiro”, enfatizou Sampaio.
A superintendente de Comunicação, Sônia Lúcia Nunes, reforçou que, diariamente, os profissionais do setor desempenham papel fundamental no direito à informação, levando das ações da Casa Legislativa ao conhecimento da sociedade, bem como trabalha as iniciativas que simbolizam a garantia dos Direitos Humanos, como as atividades do Escritório Social.
“Somos parceiros das ações do Escritório Social. Abrimos espaços para que as atividades sejam divulgadas, acompanhamos os resultados desse trabalho de excelência e percebemos o quão importante é o apoio da Justiça na reinserção de egressos do sistema prisional. Não se trata apenas de uma fotografia: é o registro, na prática, da transformação de vida que um projeto pode trazer. Parabéns ao Jader, parabéns a todos os envolvidos”, declarou.