Nesta segunda-feira, 19, mais um furto de equipamentos foi detectado nas estações elevatórias de esgoto da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima).
Desta vez, 36 metros de cabos elétricos de 16 milímetros foram furtados da Estação Elevatória de Esgotos, que fica localizada no bairro São Pedro, afetando a rede de esgotamento sanitário que atende os bairros centrais de Boa Vista.
“O furto desses equipamentos causam prejuízos financeiros para a empresa e principalmente prejudica o atendimento à população, já que a paralisação do sistema gera transbordamentos na rede”, destacou a diretora de Engenharia e Gestão Ambiental, Elizangela Rodrigues.
Ela destacou que a Caer tem tido um prejuízo enorme com esses furtos e já tomou as medidas necessárias junto à Polícia Civil, no intuito de combater e principalmente responsabilizar as pessoas que estão cometendo esses crimes, assim como identificar quem está comprando esses materiais.
O boletim de ocorrência foi registrado junto à DRCAP (Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Administração Pública), que realiza a fiscalização e investigação dos casos.
“A Polícia Civil tem feito trabalho de inteligência e operações para identificar e responsabilizar os receptadores, já que é complicado identificar os autores do crime. As pessoas identificadas por efetuar crimes contra ao patrimônio público podem ser condenadas por furto, com pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa. E tem aumento de pena em casos, como por exemplo,se praticado durante o repouso noturno”, explicou a titular da DRCAP, delegada Magnólia Soares.
Para solucionar o problema, as equipes da Caer estão trabalhando no sentido de restabelecer a energia do quadro de comando da elevatória. A previsão é de que até o final do dia o sistema se normalize.
Vale ressaltar que enquanto o sistema não for retomado, a Companhia estará realizando serviços paliativos nos bairros atingidos pelo problema.
Neuzelir Moreira