Governador inaugura nova Delegacia de Pacaraima

A nova Delegacia foi construída junto às instalações da Polícia Militar de Pacaraima. – Fotos: Diane Sampaio

Com início e conclusão das obras durante a gestão do governador Antonio Denarium, foi inaugurada e entregue à população em pleno funcionamento, nesta sexta-feira, 4, a nova Delegacia de Pacaraima.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de autoridades, agentes de polícia e a população local. Em seu discurso, o governador destacou os investimentos feitos na PCRR (Polícia Civil de Roraima). “Hoje é um momento muito importante para Pacaraima, com a inauguração da nova delegacia da Polícia Civil. O governo também está, com emendas parlamentares e recursos próprios, reformando outras delegacias, construindo novos prédios, como o do Instituto de Criminalística e o Instituto de Medicina Legal e Instituto de Identificação”, destacou.

A nova Delegacia foi construída junto às instalações da Polícia Militar de Pacaraima, na Rua Paramaribo, Centro de Pacaraima. Ocupa um terreno de aproximadamente 1.000 m², tendo aproximadamente 244 m² de área construída, o que corresponde ao dobro do tamanho da unidade anterior. O valor investido foi de R$ 1.125.992,81, oriundo da Emenda Parlamentar nº 75, do deputado Estadual Renato Silva, que também estava presente na inauguração.

“Roraima começa por Pacaraima, um município que vem sofrendo muito com a imigração venezuelana e com problemas de segurança. Então destinei essa emenda, onde o governador executou e hoje estamos aqui com essa delegacia de primeiro mundo sendo entregue para a população”, disse o deputado.

De acordo com o delegado geral da PCRR, Herbert de Amorim Cardoso, é “emocionante ver a PCRR sendo reestruturada”. “Por muitos anos nós lutamos para conseguir reformar nossas unidades, pois todas eram em prédios cedidos e alguns literalmente caindo aos pedaços. É mais um ambiente onde serão oferecidos os serviços do governo com extremo conforto e qualidade, podendo a Polícia Civil desempenhar o seu serviço com qualidade para a população”, afirmou.

História

A primeira Delegacia de Pacaraima foi construída na década de 1980 e sofreu uma série de avarias ao longo dos anos. No ano de 2017, toda a estrutura da Delegacia foi transferida provisoriamente para o posto da Sefaz (Secretaria de Fazenda).

O aumento da população em Pacaraima, ocasionada pela forte imigração, sensibilizou o governador Antonio Denarium, que autorizou a construção da nova delegacia em abril de 2021.

Com a inauguração, a unidade passa a funcionar com atendimento 24 horas, dois delegados de Polícia, além de um quadro de escrivães, agentes de polícia, administrativos, entre outros. São ainda cinco viaturas à disposição para atender a sede do município e também aos municípios de Amajari e Uiramutã.

Anúncios

Durante sua fala, o governador Antonio Denarium afirmou que o edital para o concurso público da Polícia Civil de Roraima está em fase de conclusão. Segundo o chefe do Executivo, a expectativa é lançar o edital nos próximos meses. “Esse concurso tem sido aguardado por muito anos”, afirmou o governador.

Antes de encerrar, Denarium anunciou ainda a troca de titularidades na PCRR. “Hoje é o último ato do então delegado geral Herbert de Amorim Cardoso, que sai para disputar a campanha eleitoral. Em seu lugar assume o então adjunto, Eduardo Wayner Brasileiro, a quem agradeço por ter aceitado meu convite”, concluiu o delegado.

Sesp entrega coletes aos policias de Pacaraima

A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-RR) efetuou a entrega de 13 placas balísticas na manhã desta sexta-feira (4) para atender os policiais militares e civis que atuam em Pacaraima, na fronteira com a Venezuela.

Foram entregues quatro placas balísticas à Delegacia de Polícia Civil de Pacaraima e mais nove placas para a Companhia da Polícia Militar de Pacaraima.

O equipamento entregue visa ampliar a proteção contra disparos eventuais de arma de fogo, protegendo inclusive de tiros de fuzil. A entrega é fruto da parceria do Ministério da Justiça com o Governo de Roraima, por meio do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (V.I.G.I.A) e Operação HÓRUS.

De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Edison Prola, a doação faz parte do fortalecimento das ações na fronteira.

“Posteriormente outras entregas serão feitas pelo Governo Federal, como óculos de visão noturna e armamentos. Isso beneficia os policiais que atuam na linha de frente do combate à criminalidade, para garantir uma segurança maior ao nosso Estado e todo o território brasileiro”, reforçou Prola.

 

Veja também

Topo