Governo anuncia reforma e revitalização de escolas indígenas em Normandia

O governador também entregou mobiliários e eletrodomésticos novos. – Fotos: Ederson Brito

Duas escolas indígenas do município de Normandia vão receber melhorias nos próximos dias. Em visita ao município nesta terça-feira, dia 25, o governador Antonio Denarium assinou a ordem de serviço para a reforma geral da Escola Estadual Indígena José Viriato, na comunidade Raposa 1, e a revitalização da Escola Estadual Indígena Índio Macuxi, na comunidade Napoleão.

A Escola Estadual Indígena José Viriato não recebe nenhum tipo de melhoria há anos. Por isso, a unidade deverá passar por uma reforma geral.

“Já temos o recurso para essa obra garantido por meio de emenda do senador Telmário Mota. O projeto está no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação [FNDE], por se tratar de recurso federal. Assim que for liberado, começaremos a obra o quanto antes”, garantiu o governador.

Outra unidade que também receberá melhorias é a Escola Estadual Indígena Índio Macuxi, na comunidade Napoleão.

“O governador assinou a ordem de serviço e o nosso departamento de engenharia já vai começar a fazer o levantamento do que é necessário fazer de reparos e em breve vamos começar essa obra”, disse a secretária de Educação, Leila Perussolo.

Além das reformas, o governador também entregou mobiliários e eletrodomésticos novos na Escola Estadual Indígena Tuxaua Evaristo. A unidade foi revitalizada em 2019 e, nesta terça-feira, dia 25, foi equipada.

“Nós substituímos todas as carteiras, cadeiras e mesas de professores. Também entregamos kit refeitório, utensílios para a cozinha, liquidificador, geladeira e fogão. Agora, além de uma escola nova, a comunidade escolar também está equipada, proporcionando mais conforto e facilitando o processo de ensino e aprendizagem”, pontuou Leila.

A gestora da unidade, Onédia Paulino, comemorou a chegada dos móveis e equipamentos.

“Estamos 100% preparados para o retorno às aulas. Nossa escola está linda e equipada. Isso motiva os alunos a aprenderem mais e os professores a trabalharem com mais vontade. Só temos motivos para agradecer”, disse.

Isaque Santiago

 

Veja também

Topo