Governo atende comunidades atingidas pelas chuvas do fim de semana em Amajari e Alto Alegre

Equipes estão desde as primeiras horas de sábado, dia 5, realizando vistorias e apoio aos moradores nos dois municípios. – Fotos: CBMRR e Defesa Civil

As fortes chuvas que assolaram os municípios de Alto Alegre e Amajari, neste fim de semana, provocaram isolamento de comunidades. Em resposta ao fenômeno natural, o Governo de Roraima, através do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar) e da Defesa Civil Estadual, está atuando nas regiões atingidas.

Equipes estão no Amajari desde as primeiras horas de sábado, dia 5, realizando vistorias e apoio aos moradores nos pontos onde as águas dos rios e as fortes chuvas causaram danos às estruturas viárias.

As equipes do CBMRR e da Defesa Civil percorreram as vicinais de acesso às comunidades Aningal, Vila Nova, PA (Projeto de Assentamento) Amajari, Trairão e Bom Jesus, no Amajari. Dentre os locais vistoriados, alguns pontos exigem atenção das equipes do Governo de Roraima.

“Estamos prontos [Governo de Roraima] para atender aos moradores dessas regiões. Já determinei atenção das equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, que permanecerão nas regiões atingidas pelas chuvas para socorrer a população”, afirmou o governador Antonio Denarium.

Vila do Trairão fica sem acesso, alerta Defesa Civil

A Vila do Trairão ficou sem acesso pela Vicinal Tronco Trairão, após as águas do rio deslocarem o eixo da ponte. Nessa localidade, algumas famílias estão alojadas na Escola José Campanha Wanderley.

Na vicinal Bom Jesus, o desvio de uma ponte em manutenção, localizada a 14km da RR-203, está submerso pelas águas das chuvas. Foi construído um acesso que permite o trânsito de pedestres, motocicletas e bicicletas, como resposta rápida.

O terceiro ponto de atenção para as equipes é a elevação dos níveis do igarapé Acará, na Vicinal de acesso ao PA Amajari. As águas do Acará ocupam um trecho de, aproximadamente, três quilômetros. As guarnições do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil já estão empregadas em serviço de baldeação dos moradores.

Foi feita uma sinalização de advertência na RR-203, aproximadamente 18 km após a sede do município, no sentido Tepequém, devido ao deslocamento de uma bueira que comprometeu o acostamento. O tráfego de veículos permanece liberado, mas é necessário a atenção dos motoristas.

Governo pede atenção redobrada dos condutores de veículos

Com o comprometimento de alguns trechos, o Governo de Roraima orienta os condutores que redobrem a atenção em todas as vias e vicinais do Amajari.

Os condutores não devem passar em locais onde a água ultrapassa o nível da via ou das pontes. O excesso de água nas estradas e vicinais pode causar aquaplanagem de veículos ou esconder danos nas vias que podem colocar em risco a segurança e a integridade física dos condutores e passageiros.

O Governo de Roraima reforça que está atuando em todos os municípios atingidos pelas fortes chuvas e cheias dos rios e, quaisquer urgência e emergência, a população deve entrar em contato com os órgãos de defesa civil dos munícipios ou com o CBMRR (193) ou Defesa Civil de Roraima (199).

Macksuel Lopes

 

 

Veja também

Topo