Governo atende população da zona rural de Boa Vista em ação da PMRR

Evento ocorreu na Escola Agrotécnica da UFRR e ofertou durante todo o dia serviços de saúde, cidadania e lazer para a população das localidades da região. – Fotos: Secom-RR

Neste sábado, 3, o Governo de Roraima, por meio da Polícia Militar e Sesau (Secretaria de Saúde), realizou uma ação social voltada aos moradores da localidade do P.A. (Projeto de Assentamento) Nova Amazônia e regiões vizinhas, em Boa Vista.

O evento social ocorreu na EAgro (Escola Agrotécnica) da UFRR (Universidade Federal de Roraima), no Campus Murupu, até às 18h de sábado.

A ação, coordenada pelo Comando de Policiamento do Interior da PMRR, é uma iniciativa do Programa Governo Presente e conta com parcerias de instituições públicas e privadas, que durante todo o dia ofertam serviços de saúde, cidadania e lazer para a população das localidades da zona rural de Boa Vista.

“Essa é a primeira ação de outras do Governo Presente. O governador Antonio Denarium determinou que a gente conversasse com a comunidade, identificasse as necessidades e convidamos os parceiros para participar desse evento, como a Defensoria Pública e o Exército Brasileiro. E vamos levar esses atendimentos para mais localidades do Estado de forma a cobrir mais municípios de Roraima”, explicou o comandante da PMRR, coronel Miramilton Goiano, sobre a programação.

Para garantir a adesão dos moradores, foi disponibilizado transporte gratuito para o deslocamento tanto de ida como de volta para quem vive nas regiões do Bom Intento, Truaru, Passarão e P.A. Nova Amazônia que quiseram participar da ação.

A Sesau disponibilizou atendimentos de clínica-geral, pediatria, oftalmologia, odontologia, cardiologia, psicologia, mamografia e medidas preventivas de saúde. Somente a pasta realiza mais de 300 atendimentos na ocasião.

O secretário interino da Sesau, Edson Castro, destacou a importância de ações diretas do poder público em locais de concentração da população, seja em áreas urbanas ou rurais.

“Estamos aqui no P.A. Nova Amazônia, na comunidade Murupu, em uma ação do Governo do Estado disponibilizando atendimento médico para a população com vários profissionais médicos, assistentes sociais, psicólogos, além da unidade móvel do Saúde da Mulher para atendimento. É importante porque abrange pessoas que às vezes não têm acesso aos serviços de saúde na capital, e trazer essas ações é fundamental porque garante um dos preceitos do SUS [Sistema Único de Saúde]. O Governo do Estado sempre se preocupa com a questão do déficit de atendimento, então sempre teremos eventos itinerantes em várias localidades”, ressaltou Castro.

A moradora da região do Murupu, Rosilene Santos de Souza, vive na região há 20 anos. Ela reforçou a necessidade de ações como a mais recente, coordenada pela PMRR.

“É maravilhosa. Deveria acontecer pelo menos a cada seis meses, né? Aqui vou fazer mamografia e ultrassonografia. É muito importante, principalmente para descobrir as doenças que podemos ter. Às vezes, você não consegue mais marcar uma consulta na cidade no posto. Então temos que sair daqui muito cedo e não consigo chegar lá no horário certo, porque não tenho transporte”, disse.

A PMRR atendeu a população oferecendo uma série de brincadeiras e jogos recreativos para as crianças.

A Companhia de Força Tática do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) coordenou a tirolesa e houve ainda passeio de cavalaria e passeio de moto do Giro (Grupamento Independente de Intervenção Rápida Ostensiva), além de exposições diversas.

Durante a ação, o Governo de Roraima realizou ainda outros atendimentos para a população, como a segunda via do RG, informações sobre regularização fundiária, Procon e cadastramento para programas sociais da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social).

Como instituição parceira, a Defensoria Pública do Estado de Roraima também participou do evento com atendimento ao público.

 

Veja também

Topo