Governo de Roraima autorizou realização de mais de 110 mil exames no primeiro semestre

Os exames mais procurados no primeiro semestre deste ano foram os de rotina, principalmente os de hemograma. – Fotos: Ascom/Sesau

Nos primeiros seis meses de 2022, o Governo de Roraima autorizou a realização de 113.811 exames laboratoriais, atendendo a demanda de 9.784 pacientes da capital e do interior. O serviço é oferecido pela CMEC (Central de Marcação de Exames e Consultas) da Sesau (Secretaria Estadual de Saúde).

O exame laboratorial é uma ferramenta que o profissional de saúde utiliza para fechar um diagnóstico e saber qual é o tratamento mais adequado ou quais são os medicamentos a serem indicados ao paciente.

Segundo o coordenador-geral de Regulação, Avaliação e Controle da Sesau, Eliakin Terminelle, os exames mais procurados no primeiro semestre deste ano foram os de rotina, principalmente os de hemograma: “Os exames que são autorizados pela Central são solicitados por meio das unidades estaduais: a Clínica Médica Especializada Coronel Mota, o Centro de Referência de Saúde da Mulher, o Hospital das Clínicas e o Hospital Geral de Roraima”, explica.

Beneficiária dos serviços da Central de Marcação, a estudante de farmácia Gerlane Nascimento explicou que o atendimento da unidade foi eficaz e que a sensação de ter todos os seus exames autorizados foi de alívio. “Graças a Deus consegui autorizar todos os exames de rotina da minha filha. O atendimento foi rápido e a equipe é muito atenciosa com a população”, diz.

Processo

Para solicitar a autorização, o interessado deve ir até a Central de Marcação de Exames e Consultas munido das cópias dos seguintes documentos: Identidade, CPF e Comprovante de Residência, além do Cartão do SUS e da Guia de Encaminhamento Médico.

“É importante sempre ter a cópia da documentação e a solicitação dos exames pedidos pelo médico”, complementa Terminelle.

O prédio da Central está localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 1364, no bairro dos Estados, ao lado da sede do TFD (Tratamento Fora de Domicílio). O atendimento ao público é de segunda à sexta-feira, das 7h às 9h.

Joselinda Lotas

 

Veja também

Topo