Governo do Estado apresenta projeto de restauração da Casa da Cultura Madre Leotávia Zoller

O prédio pertence à Secult e está em processo de tombamento pelo Iphan. – Fotos: Charles Bispo

O Governo de Roraima apresentou nesta quarta-feira, 25, as plantas do projeto de restauração da Casa da Cultura Cultura Madre Leotávia Zoller, prédio histórico localizado no centro de Boa Vista que já foi residência oficial dos governadores do Território Federal do Rio Branco e é tombado como patrimônio histórico do Estado.

Atualmente, o prédio pertence à Secult (Secretaria de Cultura e Turismo) e está em processo de tombamento pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Em solenidade realizada na sede temporária da ARL (Academia Roraimense de Letras, o vice-governador e secretário da Seinf (Secretaria de Infraestrutura), Edilson Damião, destacou que a gestão está empenhada em restaurar a edificação para que a atual e futuras gerações conheçam parte da história de Roraima.

“Esse é um grande trabalho que o governador Antonio Denarium está colocando em andamento. Após meses de estudos técnicos, nossa equipe concluiu o projeto de restauração, um documento em que a gente comprova e mostra que a Casa da Cultura vai ficar muito próxima ao que era quando foi construída e como vamos fazer para chegar neste resultado”, declarou Damião.

????????????????????????????????????

Ele adiantou que agora o projeto aguarda a aprovação do Iphan, que vai realizar uma análise minuciosa do documento. “Somente após essa etapa podemos licitar e dar início às obras’’, completou.

O arquiteto e urbanista da Seinf e coordenador do projeto, Tony Guarnielle, explicou que, por se tratar de um prédio tombado pelo Estado e por já estar na lista de análise de tombamento pelo Iphan, o maior desafio foi elaborar um projeto que seguisse todas as normas previstas na legislação no tocante à restauração de prédios históricos tombados.

“Essa não é uma obra comum, pois há várias etapas e agentes envolvidos a nível municipal, estadual e federal. O prédio terá a cor original, portas, janelas e portões com os mesmos materiais, métodos e o que puder ser recuperado. Essa é uma obra onde é necessário manter os desenhos e materiais originais. Todos esses detalhes foram encaminhados ao Iphan, que é responsável por analisar e aprovar o projeto de restauração”, detalhou.

O prédio da Casa da Cultura possui a parte térrea e um andar. Um destes espaços será destinado para o uso e desenvolvimento de atividades dos membros da Academia Roraimense de Letras. O vice-presidente da Academia, Alcides Lima, reconheceu o trabalho do Governo de Roraima na valorização dos agentes de cultura.

“Parafraseando nosso expoente da literatura, o escritor Monteiro Lobato, uma nação se faz com seu povo, sua história e sua cultura. E a finalidade principal da Academia Roraimense de Letras é exatamente essa, ajudar na preservação da história e cultura roraimenses. Nossa Academia ainda não possui uma sede própria. Mas com esse espaço, o governador Antonio Denarium demonstra confiança e reconhece o valor da Academia. Nos colocamos à disposição do Governo para dividir o peso da grande responsabilidade que é desenvolver o lado social, econômico e cultural da nossa querida terra roraimense”, afirmou.

Casa da Cultura

Localizada na avenida Jaime Brasil, no centro da capital, a Casa da Cultura foi construída na década de 40 por Milton Miranda e vendida ao Governo do Território Federal do Rio Branco. Por muitas décadas, o prédio foi a residência oficial dos governadores do Estado. Após a construção e finalização do Palácio Senador Hélio Campos, a residência foi usada como sede de repartições públicas e outras atividades.

Geilso Pinho

 

 

Veja também

Topo