Habitação: Prefeitura entrega mais de 70 títulos definitivos de interesse social

Foram atendidos moradores dos bairros Jardim Primavera, Tancredo Neves, Piscicultura, Bairro União e Santa Tereza. – Fotos: Andrezza Mariot

Após 40 anos vivendo na casa onde viu os filhos crescerem, os netos nascerem e onde passou boa parte da vida, a dona Guiomar Souza de Lima, moradora do bairro Tancredo Neves, finalmente pode dizer que é dona de fato e de direito da própria casa. Ela foi uma das 78 pessoas que receberam das mãos do prefeito Arthur Henrique, na noite desta quarta-feira (6), na Escola Municipal Dalício Farias, no Santa Tereza, o título definitivo de interesse social.

“Estou muito emocionada, aguardava por esse momento há muitos anos. Esse título definitivo diz que eu sou dona de verdade da minha casa. Agora, ninguém pode me tirar de lá e quando eu não estiver mais aqui, meus filhos poderão ficar tranquilos que aquele pedacinho de chão também é deles. É um sonho realizado”, relatou emocionada a dona Guiomar.

O prefeito Arthur Henrique lembrou que a Prefeitura, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Boa Vista (Emhur), tem um importante programa de regularização fundiária que garante segurança jurídica para as famílias que vivem nestas localidades.

“Esse documento garante a hereditariedade desse imóvel para a família. Somente nesta gestão, nos anos de 2021 e 2022 até agora, já entregamos mais de 1 mil. E na gestão passada, foram mais 3,5 mil títulos. A Prefeitura tem um grupo de pessoas que trabalha o tempo todo em cima da do cadastramento das pessoas, de encontrar as áreas onde a gente possa fazer a regularização, é um trabalho constante”, declarou o prefeito.

Ele também destacou que os títulos entregues na ação são de interesse social, ou seja, a Prefeitura entrega sem custo nenhum para o proprietário. “Todos os títulos estão com o registro no cartório de imóveis regularizado, não é preciso fazer nenhum pagamento de taxa para o cidadão”, disse.

A técnica em enfermagem aposentada Maria Deusimar de Sales, moradora do bairro Santa Tereza, também foi contemplada com o título definitivo. Assim como dona Guiomar lá no bairro Tancredo Neves, Deusimar também viu os filhos crescerem e os netos chegarem na casa que agora ela pode dizer que realmente é dela.

“Hoje eu estou realizando um sonho. Sempre tive vontade de ter o documento na minha casa, me sinto realizada. Foram quase 30 anos tentando regularizar o meu imóvel e estar com esse documento em mãos representa muita coisa”, declarou Deusimar.

O presidente da Emhur, Leonardo Paradela, explicou que nos últimos anos, a solicitação de títulos definitivos ficou muito mais fácil, pois agora, pode ser feita pela internet por meio do portal do cidadão.

“Antes, o cidadão precisava se dirigir até a Emhur, hoje esse processo é muito mais simples. No entanto, sempre estamos fazendo ações nos bairros, informando a população que eles já podem ter acesso ao título definitivo e orientando sobre todos os passos que são necessários para conseguir isso”, detalhou.

Títulos entregues

Na ação de entrega de títulos desta quarta-feira, foram entregues 78 documentos, sendo 9 para o Jardim Primavera; 10 para o Tancredo Neves; 2 para o Piscicultura; 16 para o bairro União e 41 para o Santa Tereza.

Isaque Santiago

 

 

Veja também

Topo