Hemoraima recebe reforço de doações de sangue de servidores da Faperr

Objetivo foi garantir estoque satisfatório para atender as demandas dos hospitais da rede pública e privada do Estado durante o período carnavalesco. – Fotos: Ascom/Sesau

O Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima recebeu nesta sexta-feira, 9, o reforço de doações de sangue de servidores da Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima).

A parceria reforça o compromisso das duas instituições em garantir estoque satisfatório para atender as demandas dos hospitais da rede pública e privada do Estado durante o período carnavalesco.

“Hoje iniciamos essa campanha que vai até o final da próxima semana, após o Carnaval. O Hemoraima não abre segunda [12] e terça-feira [13], mas quem não conseguiu fazer sua doação hoje pode vir na quarta-feira [14] à tarde e o resto da semana durante todo o dia”, explicou a enfermeira Liliana Bezerra.

Entre os participantes da atividade de hoje estava o professor da Uerr (Universidade Estadual de Roraima), Elemar Kleber. Ele revela que aproveitou o convite da Faper para mobilizar outros setores da instituição onde trabalha.

“Doar é um ato que pode salvar vidas, e ainda mais agora que se aproxima do Carnaval, e o Hemoraima sempre precisa de sangue nesse período”, destacou.

Tome nota!

Em razão do feriado do Carnaval, o Hemoraima abrirá no sábado, 10, e segunda-feira, 12, apenas para doadores de aférese já agendados. Na terça-feira, 13, a unidade não funcionará e na quarta-feira, 14, a recepção aos doadores de sangue será somente pela tarde.

O expediente normal será retomado somente na quinta-feira, 15.

Seja doador

Para ser um doador de sangue, é preciso se encaixar em alguns critérios como, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.

No momento da doação, é preciso apresentar um documento oficial com foto. Caso o interessado seja menor de 18 anos, o mesmo deve ter o consentimento formal dos pais ou de responsável legal.

Se encaixando nesses critérios, a pessoa é cadastrada e encaminhada para uma entrevista e em seguida por uma triagem. Não havendo nenhum impedimento, ele é levado para a sala de coleta onde é feita a doação, que dura no máximo 10 minutos.

“É muito importante entender que esse período de festividade é um período em que as unidades hospitalares demandam mais sangue, elas precisam mais da nossa distribuição, então você como doador é fundamental ter essa consciência de estar fazendo a sua doação”, destacou a enfermeira.

O Hemoraima fica localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3418, bairro Aeroporto, ao lado do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento).

O horário de funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h. Outras informações podem ser obtidas por meio do número (95) 98404-9593.

Suyanne Sá

 

Veja também

Topo