HGR: Governo adquire equipamentos que vão reforçar cirurgias de urologia

Os novos equipamentos devem ser instalados neste mês de janeiro no HGR para pleno funcionamento. – Foto: Ascom/Sesau

O Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde) adquiriu três torres de videolaparoscopia – técnica cirúrgica realizada com câmera – destinadas a especialidade de urologia, para reforçar a qualidade destes procedimentos.

As torres estão predestinadas ao Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento. Um investimento de R$ 4.292.644,32 efetuado com recursos próprios do Estado.

A aquisição se deu a partir do trabalho planejado do Governo de Roraima e foi executada pela Coordenadoria Geral de Urgência e Emergência da Sesau, em conformidade com a preocupação da atual gestão em alavancar a saúde pública roraimense em todas as especialidades.

“Nós não estamos medindo esforços para renovar a estrutura hospitalar das áreas de urgência e emergência do Estado e isso inclui a compra de novos equipamentos como as torres de vídeo-cirurgia. O Governo tem uma equipe totalmente atenta às necessidades das nossas Unidades e, com isso, o trabalho tem ocorrido de forma ininterrupta. Ainda temos mais reforço chegando para outras especialidades do HGR e de outras Unidades de Saúde”, afirmou o governador Antonio Denarium.

Os novos equipamentos devem ser instalados neste mês de janeiro no HGR para pleno funcionamento, servindo aos pacientes que precisam passar por procedimento cirúrgico referente a problemas renais e complicações no sistema urinário.

Para o diretor geral Anderson Dalla, a nova aquisição é importante para aprimorar a efetividade destes serviços oferecidos no Hospital, uma vez que a técnica utilizada por meio destes equipamentos evita grandes lesões no local do procedimento.

“As demandas da especialidade de urologia estão dentre as mais comuns no nosso Hospital, e essa aquisição só vem agregar positivamente no atendimento a esses pacientes, visto que estarão aptos para as atividades cotidianas em menor tempo, devido a utilização desses aparelhos tornar o procedimento minimamente invasivo”, ressaltou.

A segurança, possibilitada pelo sistema gerador de imagens para visualização das cavidades internas durante o procedimento, é uma das atribuições que o secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos, destaca como fundamentais para a oferta do serviço com qualidade.

“Um ponto importante nesse trabalho de aquisição que o Governo de Roraima está realizando através da nossa Coordenadoria de Urgência é a garantia da segurança no decorrer do atendimento. Estamos visando sempre os equipamentos com capacidade mais avançada que os outros que tenhamos, para dar mais confiança para o profissional e mais resolutividade ao problema do paciente”, destacou.

Lucas Sechi

 

Veja também

Topo