HGR promove atividade de incentivo a doação de sangue

Atividade consistiu na entrega de panfletos e realização de palestras instrutivas sobre o tema para pacientes, visitantes e profissionais de saúde. – Fotos: Ascom/Sesau

Em celebração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, o HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) realizou nesta quarta-feira, 14, uma ação nos corredores da unidade com foco na sensibilização de pessoas sobre a importância da doação.

Realizada pelo setor de Hemovigilância da unidade, a atividade consistiu na entrega de panfletos e realização de palestras instrutivas sobre o tema para pacientes, visitantes e profissionais de saúde.

“O objetivo da ação foi conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador. A doação de sangue solidária é rápida e segura, e uma única doação é capaz de salvar até quatro vidas”, ressaltou o enfermeiro do HGR, Hudson Alves.

O profissional ressaltou ainda a importância da doação de sangue para o tratamento de pacientes dentro da unidade.

“Todos os dias acontecem diversas situações que se fazem necessárias o uso de bolsas de sangue, pacientes que precisam de transfusão devido a acidentes, cirurgias, além de outras doenças crônicas que precisam de transfusões periodicamente como parte do seu tratamento”, explicou.

O estudante Hendrick Ferreira, de 21 anos, aproveitou que está acompanhando um familiar internado na unidade para participar da ação, classificando-a como importante.

“Nem todos [os pacientes] vão ter aquele tempo que o meu tio teve, de nós familiares fazermos uma campanha para quem está internado. Às vezes tem pessoa que precisa de sangue na hora, por isso é muito importante ter os postos de bolsas de sangue abastecidos”, ressaltou.

Quem pode doar?

A doação de sangue é realizada sempre no Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima), unidade responsável por atender as demandas da rede hospitalar pública e privada do Estado.

Há ainda a doação de reposição, que é direcionada para pacientes internados ou para quem será submetido a procedimento eletivo que necessite de bolsas de sangue.

Para ser um doador de sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.

No momento da doação, é preciso apresentar um documento oficial com foto. Caso o interessado seja menor de 18 anos, o mesmo deve estar acompanhado dos pais e se for um tutor legal deve ter o consentimento formal dos pais ou do responsável legal.

Se encaixando nesses critérios, o doador é cadastrado e encaminhado para uma entrevista, para em seguida passar por uma triagem. Não havendo nenhum impedimento, ele é encaminhado para a sala de coleta onde é feita a doação, que dura no máximo 10 minutos.

O Hemoraima fica localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento). O horário de funcionamento da unidade é de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h.

Mais informações podem ser obtidas pelo número (95) 98404-9593.

Suyanne Sá

 

Veja também

Topo