Homenagens marcam a reabertura Malocão do Insikiran da UFRR

O Malocão é uma importante área intercultural para os povos indígenas do Estado. – Fotos: Yasmim Trindade

O Malocão do Insikiran, Natalina da Silva Messias, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), foi reaberto na última sexta-feira, 13. O espaço estava em reforma desde 2020 e reabriu com novas instalações. Durante o evento foi realizada apresentação de dança e canto dos povos indígenas Macuxi.

O espaço leva esse nome em homenagem à professora e ativista indígena, Natalina Messias. Participaram durante a reabertura o reitor da UFRR, José Geraldo Ticianeli, a diretora do Insikiran, Ise de Goreth, além de representantes e lideranças indígenas do estado.

O Malocão é uma importante área intercultural para os povos indígenas do Estado. Lá se reúnem professores e estudantes da Universidade Federal de Roraima durante a realização de apresentações artísticas, reuniões e palestras.

O professor do curso de Licenciatura Cultural do Insikiran, Jonildo Viana dos Santos, já frequentava o local antes da reforma e conta que agora está bem melhor.

“O local está bem interessante, agora ele com uma estrutura nova de camarim, banheiro, lanchonete e vários instrumentos. Isso é muito importante para incentivar os alunos”, afirma o professor.

Para a aluna do curso de Licenciatura Cultural, Maira Santos, a reforma do espaço é de extrema importância, valorizando o curso e os acadêmicos .

“Acredito que muitas coisas vão mudar com a reabertura porque antes o espaço não tinha banheiro nem lanchonete e hoje nós podemos ter mais conforto aqui no Malocão”, afirmou a estudante.

Yasmin Trindade

 

Veja também

Topo