IFRR: Palestra e vídeos sobre histórias de servidoras são destaque na programação da Semana da Mulher

Ações estão ocorrendo nas unidades da Capital e do Interior. – Fotos: Ascom/IFRR

Nesta segunda-feira, 6, o Instituto Federal de Roraima (IFRR) iniciou uma agenda com diversas atividades alusivas à Semana da Mulher. Com ações nas áreas de saúde, estética e educação, a programação interna é voltada para servidoras, estudantes e terceirizadas. Já a programação virtual, transmitida nas redes sociais, é direcionada para o público feminino em geral.

Agenda virtual

Haverá palestra para a comunidade em geral, nesta quinta-feira, 9, com o tema “Lugar de mulher é onde ela quiser: a ampliação e os desafios da mulher nas diversas instâncias da sociedade”. Ela será proferida pela socióloga Nelita Frank e transmitida pelo canal do IFRR no YouTube.

Organizada pela Coordenação de Qualidade de Vida e Seguridade Social (CQVSS), a palestra tem como objetivo discutir o protagonismo da mulher na sociedade brasileira, haja vista as conquistas obtidas pela população feminina depois de anos de lutas sociopolíticas.

Outra atração da programação virtual será a exibição de vídeos com servidoras do instituto falando brevemente sobre sua biografia, marcada pela resiliência. Elas compartilham desafios enfrentados, revelando que o trabalho, entre outros fatores, as ajudou na superação. A produção do material é uma realização da Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional (Ascom) e a divulgação será feita no perfil do IFRR no Instagram e no Facebook (@ifrroficial).

Programação presencial

Unidades da Capital

A ações a serem realizadas na Reitoria e nos Campi Boa Vista (CBV) e Boa Vista Zona Oeste (CBVZO) foram organizadas pela Coordenação de Qualidade de Vida e Seguridade Social (CQVSS), tendo o apoio de diversas organizações para a oferta dos serviços disponibilizados para o público interno. Confira a agenda no card abaixo:

Ainda nesta quarta, 8, o auditório do CBV será palco do lançamento do livro Experiências multidisciplinares: sociodiversidade e biodiversidade na Amazônia. A programação contará com uma agenda bastante variada e deve, em parte, destacar o papel da mulher no âmbito científico, cultural e artístico. Veja a programação e o local de inscrição aqui.

Unidades do Interior

A programação no Campus Amajari será concentrada nesta quarta-feira, 8. Ela inclui mostras de pesquisas, atividades culturais e esportivas, além de palestra, todas realizadas no malocão da unidade. Veja a agenda no material de divulgação a seguir:

Além disso, no decorrer do mês os professores do CAM irão discutir com os estudantes o filme “Adoráveis Mulheres”, longa-metragem premiado no Oscar de 2020. Ele traz uma discussão sobre as possibilidades do destino das mulheres no período da guerra civil norte-americana.

A organização da agenda da unidade envolveu diversos setores, incluindo a Direção-Geral, o Departamento de Ensino, a Coordenação de Assistência Estudantil, o Grêmio Estudantil, entre outros.

Novo Paraíso

Organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena do Campus Novo Paraíso (CNP/Neabi), toda a programação será realizada no espaço cultural da unidade.

Nesta terça, 7, pela manhã, houve a roda de conversa “Vozes Femininas no IFFR/CNP”, com mediação da professora Claudina Silva. Já na quarta, 8, terá um painel para registro fotográfico, exibição de vídeos produzidos na unidade e apresentações musicais.

Momentos de pausa e reflexão

Com programação voltada para comunidade acadêmica, principalmente para o público feminino, a instituição buscou organizar uma agenda que incluísse também momentos de cuidados com a saúde e a beleza, além de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade atual.

Em caso de dúvidas e/ou sugestões, estudantes, servidoras e público externo devem fazer contato com a equipe organizadora da programação da unidade à qual estejam vinculados ou por meio da ouvidoria institucional

Sofia Lampert

 

 

Veja também

Topo