A deputada federal Helena Lima (MDB) fiscalizou, nesta segunda-feira, 22, o andamento da construção de pontes em São João da Baliza, região Sul de Roraima. Os trabalhos ocorrem ao longo da BR-210.
Demanda antiga dos moradores, pontes de madeira serão substituídas por concreto. A licitação para a execução das obras foi concluída pela Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), com recursos destinados pela parlamentar.
Ao todo, Helena garantiu recurso de R$ 20 milhões para a construção das pontes. O custeio do restante do valor da obra foi resultado de uma articulação junto ao Ministério dos Transportes.
“Essas obras são fundamentais para garantir a integração entre as regiões, facilitando o transporte, o comércio e o acesso aos serviços essenciais. Queremos proporcionar qualidade de vida às comunidades beneficiadas”, disse Helena Lima.
A supervisão foi acompanhada pelo vereador de Baliza, Adriano Costa (MDB). Segundo o parlamentar, a rodovia possui grande fluxo de transporte da produção de banana, e a intrafegabilidade da via causa temor aos produtores.
“A construção dessas pontes vai trazer mais segurança para os motoristas na estrada. O que mais sai daqui são carretas de banana, que vão para o Amazonas, e também o transporte escolar que vem das vicinais e trafega pela BR até os municípios. Isso é mais segurança, conforto e agilidade”, ressaltou o parlamentar.
As obras têm previsão de término em janeiro de 2025. “Iniciamos agora a fundação das pontes. Começamos a obra sobre o igarapé Areal, onde estamos fazendo a fundação. Finalizamos todos os canteiros. São quatro canteiros: um principal, em Baliza, e três secundários, em São Francisco, Areal e Caroebe”, disse o engenheiro civil, Wander Gomes.
Obras de manutenção
A BR-210 também está recebendo obras de manutenção em toda a sua extensão de 144 quilômetros, desde a rotatória de Novo Paraíso até o Jatapú, no município de Caroebe, com investimento de R$ 67 milhões.
A recuperação da estrada é uma articulação da deputada federal Helena Lima para atender os moradores dos municípios de São Luiz do Anauá, São João da Baliza e Caroebe.
“Investir na conservação das vias beneficia diretamente a mobilidade da população e o desenvolvimento econômico das regiões”, destacou Lima.